21/12/2014 16h00
PM do Rio anuncia troca no comando de 16 UPPs
O comando de quase metade das Unidades de PolÃcia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro vai mudar a partir da semana que vem. Um Boletim Interno da PolÃcia Militar distribuÃdo neste sábado, 20, trouxe uma lista de 16 novos nomes que passarão a chefiar os batalhões instalados em comunidades.
A medida faz parte de um processo mais amplo de troca de comando na Coordenadoria de PolÃcia Pacificadora (CPP), que gerencia todas as 38 UPPs em operação no Estado.
Até o fim do ano, o tenente-coronel LuÃs Cláudio Laviano, que estava à frente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM, vai assumir o posto de coordenador de PolÃcia Pacificadora. Com isso, 16 das 38 UPPs também terão novos titulares. Laviano substitui o coronel Frederico Caldas, que ficou um ano e quatro meses no cargo.
"O comando da Coordenadoria de PolÃcia Pacificadora (CPP) está mudando, portanto, é normal que o novo coordenador faça algumas alterações em sua equipe de trabalho", informou a assessoria de imprensa do CPP, em nota. As informações oficiais são de que as passagens de comando ocorrerão ao longo da próxima semana.
As Unidades de PolÃcia Pacificadora, principal projeto de segurança do Estado, têm enfrentado uma crise diante da escalada de ataques aos policiais e à s sedes das UPPs nos últimos meses. Desde o inÃcio do programa, em 2008, 21 soldados que trabalhavam nas unidades foram mortos - 14 deles apenas este ano.
O primeiro caso ocorreu em julho de 2012, quando a policial Fabiana Aparecida de Souza foi morta durante ataque à UPP Nova BrasÃlia, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio.
Trocas
Entre as unidades que terão o comando renovado estão a UPP Nova BrasÃlia, no Complexo do Alemão, onde o capitão Paulo Ramos dará lugar ao major Leonardo Gomes Zuma, e a UPP Santa Marta, que recebeu a primeira unidade do Estado, onde o tenente Gustavo Castanheira Matheus substituirá o capitão Márcio Almeida Rocha.
Também terão alterações de chefia das UPPs de Arará/Mandela, Batan, Caju, Camarista Méier, Cerro-Corá, Chatuba, Cidade de Deus, Fallet/Fogueteiro, Formiga, Macacos, São Carlos, São João, Turano e Vila Kennedy.
Fonte: Estadão Conteúdo