30/04/2022 15h50
Rio tem 64 ocorrências por chuva; deslizamento atinge 4 casas na Zona Oeste
As pancadas de chuva que caÃram sobre o Rio entre a noite de sexta-feira, 29, e a madrugada deste sábado, 30, provocaram 64 ocorrências, conforme balanço fechado à s 10h15 pelo Centro de Operações da Prefeitura. Um deslizamento de terra atingiu quatro casas numa encosta da região da Praça Seca, em Jacarepaguá, sem feridos, e a Estrada Grajaú-Jacarepaguá, via de serra que liga a zona norte à Zona Oeste, foi fechada. Na região metropolitana, uma pessoa morreu em São Gonçalo. Houve alagamentos também no litoral sul no Estado, em Angra dos Reis e Paraty.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas foram resgatadas à s margens de um rio em São Gonçalo. Uma delas foi resgatada já sem vida. Citando a Prefeitura de São Gonçalo, a TV Globo informou que as vÃtimas estariam dentro de um carro que caiu no rio.
Na capital, a zona oeste foi a mais atingida pelas pancadas de chuva. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), pediu cautela aos cariocas ao se deslocarem pela cidade e demonstrou alÃvio com o fato de o deslizamento na Praça Seca não ter deixado feridos. "Temos a possibilidade de, até a noite de hoje, termos chuvas localizadas", afirmou o prefeito à GloboNews.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que a cidade entrou em "estágio de atenção", o terceiro mais grave numa escala de cinco, às 23h45 de sexta-feira, 29. Segundo o balanço de 10h15 deste sábado, 30, "núcleos de chuva atuam em pontos diversos da cidade do Rio de Janeiro, com previsão de chuva fraca a moderada na próxima hora, principalmente no litoral da Zona Oeste e na Zona Norte, nas proximidades da Baixada".
"O tempo neste sábado segue instável, por conta da passagem de uma frente fria no oceano, que manterá a entrada de umidade no municÃpio. O céu ficará nublado a encoberto e permanece a previsão de chuva moderada a forte, isolada, nesta manhã, passando para fraca a moderada isolada no restante do dia. Os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h) e as temperaturas apresentarão declÃnio em relação ao dia anterior, com máxima prevista de 27ºC", diz o comunicado do Centro de Operações da Prefeitura.
O órgão municipal comunicou o fechamento da Estrada Grajaú-Jacarepaguá às 8h48 deste sábado, 30, em suas contas nas redes sociais. A interrupção do tráfego seguiu o protocolo, após a estação do Sistema Alerta Rio no local ultrapassar o limite de 192 mm de chuva acumulados em 12 horas. Até 10h15, a estação localizada na Estrada Grajaú-Jacarepaguá acumulava 210,6 mm de chuva em 24 horas. Entre as ocorrências registradas pelo Centro de Operações, estão dois deslizamentos de terra na via.
Fonte: Estadão Conteúdo