03/03/2020 12h30
Surto de sarampo na Academia da Força Aérea de Pirassununga atinge 76 pessoas
Um surto de sarampo foi detectado na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, no interior paulista, e 76 pessoas já tiveram diagnóstico confirmado para a doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do municÃpio, outros 25 casos estão em investigação e dois foram descartados.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foram confirmados casos da doença entre os cadetes dos cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria e que medidas, como o isolamento dos casos suspeitos, foram adotadas para evitar a propagação do vÃrus.
"Foram adotadas medidas de controle para evitar a circulação viral, como o isolamento dos casos suspeitos durante o perÃodo de transmissão, suspensão da participação destes cadetes em atividades coletivas, bem como a utilização de equipamentos de proteção individual por parte dos profissionais que estão prestando assistência aos casos suspeitos."
Segundo a Vigilância Epidemiológica, a principal suspeita é de que a transmissão do vÃrus, que é altamente contagioso, tenha se iniciado a partir de um caso importado do Rio de Janeiro, onde, em fevereiro, foi registrada a primeira morte pela doença dos últimos 20 anos. Dos infectados, 74 são militares e dois são civis.
"Até o momento foram realizadas 103 notificações de casos suspeitos, sendo 76 casos confirmados, dois descartados e 25 aguardam resultado de exame para confirmação/descarte. O surto já teve redução significativa, sendo o último caso suspeito notificado em 24 de fevereiro", informou, em nota. O órgão disse ainda que não há casos em outras regiões da cidade.
Fonte: Estadão Conteúdo