07/06/2020 07h20
TCU fala em assumir divulgação sobre covid-19; MPF e oposição vão à Justiça
O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com os Tribunais de Contas Estaduais (TCEs), poderá assumir a responsabilidade de fazer a consolidação de dados diários da covid-19. Já parlamentares da oposição e procuradores do Ministério Público Federal devem apresentar ações na Justiça contra o atraso na divulgação de dados.
A possibilidade de assumir a divulgação já foi discutida pelo ministro do TCU Bruno Dantas e pelo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Nogueira.
A ideia é que os tribunais estaduais contatem Secretarias de Saúde estaduais, de modo a recolher as informações sobre a evolução da doença até as 18 horas de cada dia. A partir daÃ, esses dados seriam enviados ao TCU para consolidação e posterior divulgação das informações.
"O Estado tem obrigação com a sociedade de prestar informações verdadeiras em tempo hábil para que medidas e decisões sanitárias sejam tomadas, levando em consideração o quadro real do PaÃs", disse Bruno Dantas. "Os tribunais dos Estados podem fazer essas solicitações à s secretarias estaduais. É uma ação cooperativa. O ideal era que o governo superasse os problemas que têm, já que a publicidade das informações é um dos cinco princÃpios da Constituição. Se o ministério divulgasse diariamente como vinha fazendo, não seria preciso. Mas, no momento em que as estatÃsticas desaparecem, as pessoas têm de ter acesso à s informações."
Fábio Nogueira, presidente da Atricon, disse que não se trata de assumir o papel que é do governo, mas de garantir a prestação de um serviço fundamental à sociedade. "Estamos analisando como isso pode ser feito. Os TCEs estão à disposição para colaborar ."
Câmara
O Ministério Público Federal também já analisa o atraso e a omissão dos dados pelo governo federal e deve atuar. "Pura omissão de informações, dolosa. Como na época da ditadura, com a meningite", avaliou uma procuradora ouvida reservadamente pelo jornal O Estado de S. Paulo. "Apagar os números é apagar a memória de cada um que se foi."
Segundo a reportagem apurou, a Rede Sustentabilidade vai apresentar uma ação ao Supremo Tribunal Federal - a peça estava sendo redigida neste sábado.
O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) afirmou que deverá seguir o mesmo caminho, e representará o Planalto no Tribunal de Contas da União para que seja assegurada a divulgação de números verdadeiros.
O lÃder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), também confirmou que o partido vai protocolar ação pedindo transparência nos dados. Ainda nessa linha, o PDT avalia medidas judiciais e o PCdoB vai subscrever ações da oposição.
Para driblar o atraso na divulgação de dados da doença pela União, o lÃder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado André Figueiredo (PDT-CE), apresentará na segunda-feira projeto de lei para determinar que os números de infectados e mortos pela covid-19 sejam repassados pelas secretarias estaduais à Câmara dos Deputados ao mesmo tempo em que são dados ao governo.
"Vamos sistematizar os dados pelo Parlamento e daremos a publicidade que o governo não quer dar", afirmou Figueiredo. "A transparência é um dever do poder público e o presidente da República vem tratando com desdém o sofrimento de 35 mil famÃlias que perderam entes para o novo coronavÃrus." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadão Conteúdo