21/06/2021 13h50
Variante Delta da covid-19 circula em 92 países e é fonte de preocupação, diz OMS
A variante Delta do coronavÃrus circula atualmente em 92 paÃses. A informação foi dada pela lÃder técnica da resposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) à pandemia de covid-19, Maria Van Kerkhove, em entrevista coletiva da entidade. "Essa cepa tem demonstrado uma maior taxa de contaminação ..., mas ainda não temos conhecimento de que sua taxa de mortalidade seja mais elevada", afirmou.
A epidemiologista americana reforçou que as medidas de distanciamento e saúde pública funcionam na prevenção contra a cepa. "Ainda estamos aprendendo, mas estamos preocupados, uma vez que a variante Delta tem continuamente se espalhado de maneira rápida pelos paÃses."
Kerkhove ressaltou que estudos demonstram que as vacinas já existentes são eficazes contra a cepa Delta, ainda que ocorra redução da neutralização do vÃrus. Mas pontuou que é possÃvel que, em algum momento, "haja uma constelação de variantes e que as vacinas percam sua eficácia".
O diretor executivo, Michael Ryan, insistiu na necessidade de que todos os indivÃduos suscetÃveis a condições mais severas da doença, como pessoas com comorbidade e idosos, sejam vacinados ao redor do mundo. "Esse vÃrus tem potencial de ser mais letal por ser mais facilmente transmissÃvel entre humanos e encontrará essas pessoas mais vulneráveis", afirmou.
O comando da OMS disse que já enviou vacinas a "mais de 131 paÃses", no âmbito da Iniciativa Covax.
No total, já foram despachadas mais de 90 milhões de doses, informou a entidade.
Fonte: Estadão Conteúdo