06/03/2021 15h00
YouTube remove vídeo de deputada Bia Kicis por desinformar sobre covid-19
O YouTube removeu neste sábado (6) vÃdeo postado pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) em seu canal na plataforma por promover desinformação sobre a covid-19. No vÃdeo, a deputada, indicada pelo PSL para assumir a importante Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, fazia uma entrevista sobre vacinação com um médico negacionista da pandemia, chamado Alessandro Loiola.
O médico é autor do livro intitulado "Covid-19: a fraudemia", um compêndio de teses anticientÃficas e teorias conspiratórias. Recentemente, o YouTube havia removido outra entrevista com Loiola, ao jornalista LuÃs Ernesto Lacombe. Credita-se também a ele um tuÃte que teria inspirado citação feita pelo presidente Jair Bolsonaro em sua "live" de 25 de fevereiro a um estudo alemão sobre efeitos colaterais do uso de máscaras, um artigo que não havia sido revisado por pares acadêmicos nem publicado por revistas cientÃficas, incapaz de comprovar relação com os problemas mencionados em crianças.
"A minha resposta será no Parlamento, como uma deputada que seguirá lutando pela liberdade de expressão e contra os abusos daqueles que se julgam donos da verdade e querem transformar a ciência em uma ciência fascista, sem espaço para o debate e a pluralidade", disse a deputada Bia Kicis ao Estadão/Broadcast, reagindo à medida tomada pela plataforma de vÃdeos.
"O YouTube tem polÃticas claras sobre o tipo de conteúdo que pode estar na plataforma e não permite vÃdeos que promovam desinformação sobre a covid-19", declarou a plataforma do Google, por meio de nota. "Desde o inÃcio de fevereiro, analisamos e removemos manualmente mais de 800 mil vÃdeos relacionados a afirmações perigosas ou enganosas sobre o vÃrus. É nossa prioridade fornecer informações aos usuários de maneira responsável, por isso continuaremos com a remoção de vÃdeos que violem nossas regras."
Fonte: Estadão Conteúdo