07:03hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Liberdade - Notícias
20/07/2017 11h07

Liberdade recebe projeto do Instituto Federal do Sul de Minas

Alunos do IFMG e do município oferecem diversas atividades para toda a população

O projeto Expedição é organizado por voluntários que buscam contribuir com as cidades

Inspirado no projeto Rondon, o projeto Expedição traz para as cidades mineiras ações voluntárias para compartilhar conhecimentos com a comunidade. Este ano o projeto aconteceu entre os dias 09 e 15 de julho nas cidades de Pedralva, Poço Fundo, Liberdade, Tapiratiba, Campanha, Tocos do Moji, Cássia, Bom Repouso e Espírito Santo do Dourado.

Realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), o “Expedição IFSULDEMINAS” conta com a colaboração de alunos e servidores que levam diversas atividades às comunidades atendidas. São minicursos, capacitações, instruções sobre temas diversos que podem colaborar com a melhoria da qualidade de vida, promover o bem-estar e desenvolvimento dessas comunidades.

Na cidade de Liberdade o projeto foi preparado pelos alunos e servidores do campus da cidade de Passos e contou com uma parceria entre as secretarias de educação e de cultura e turismo da cidade, além de voluntários do município. Os estudantes de graduação de Liberdade, matriculados na cidade de Resende-RJ, foram também voluntários na execução do projeto.

A equipe de trabalho que esteve na cidade foi composta por um coordenador e nove estudantes de graduação do Instituto Federal, nas áreas de Ciência da Computação, Matemática, Publicidade e Administração, além do apoio dos voluntários de Liberdade.

As atividades desenvolvidas em cada um dos municípios são planejadas de acordo com as necessidades locais. “Através de uma consulta prévia, a prefeitura levantou algumas necessidades e o projeto foi criado para atender essas demandas específicas da cidade”, explica Heliza Faria Pereira, professora e coordenadora do projeto pelo IF Sul de Minas.

“Liberdade é movimento” foi o nome escolhido para o projeto da cidade, que teve atividades de caminhada, educação financeira, patrimônio, economia criativa, jogos matemáticos, informática, cinema, ocupação urbana e gincana. Com uma grande diversidade de ações, o público da Expedição também foi diverso e atingiu todas as faixas etárias, desde os pequenos das escolas públicas até os idosos do asilo da cidade.

Dentre os objetivos do programa está a busca por consolidar no estudante o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses comunitários, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando o conhecimento da realidade brasileira.

A Secretária Municipal de Educação de Liberdade, Laís Romano Alves, relata que é um grande privilégio para a cidade ser escolhida para receber o projeto.

“Agradeço imensamente ao IF Sul de Minas - campus Passos por ter nos escolhido como cidade polo da Expedição, foi uma honra recebê-los. As ações realizadas foram muito grandiosas em nossa cidade, com a interação de públicos de várias idades e o resgate de muitas histórias locais. Só temos a agradecer a eles e a população que abraçou a Expedição”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG