O Campeonato Brasileiro vem sugerindo muitas de emoções, apesar de ainda estar na 15ª rodada da competição. O que estamos podendo acompanhar até aqui é a briga dos quatros primeiros colocados, e a discussão aumenta no assunto ‘rebaixamento’. Para os amantes do futebol e, principalmente, para o torcedor do São Paulo, cada rodada que passa a situação é mais preocupante na tabela.
Um dos maiores clubes do País - com extremo respeito a todos – e de outras partes do mundo, a equipe paulista está numa situação nada agradável. O time ocupa a penúltima colocação na tabela, fato preocupante na disputa que o fará escapar do rebaixamento. O Palmeiras, que foi rebaixado na temporada passada, tinha médias melhores que o São Paulo. Mesmo assim não conseguiu se segurar e saiu da elite do futebol brasileiro.
A história sempre favoreceu o São Paulo, com muita tradição em sua história. O clube nunca viveu uma situação tão desagradável. Sempre com ótimos jogadores no elenco e disputando na parte de cima na tabela, o tricolor precisa reformular todo o seu time e começar a pensar nas vitórias para se livrar do fantasma do rebaixamento.
O futebol não eficiente apresentado até aqui resulta em preocupações e críticas. Mas o que estamos observando - e por ser um grande ídolo da nação são-paulina – é que Rogério Ceni vem caindo muito de produção nos últimos meses, cometendo falhas em momentos decisivos e resultando em derrotas diante dos adversários.
Essa atual crise deve-se também à saída do meia atacante Lucas para o Paris Saint Germain, clube francês que contratou o jovem craque na temporada passada. Mas além de Lucas, outros jogadores ainda não demonstraram o futebol que os levaram à Seleção. Um grande exemplo é o zagueiro Lúcio: muito dinheiro investido e péssima produção dentro de campo. Não valeu nem a metade do dinheiro investido, visto o futebol apresentado até agora.
Com muitas glórias já obtidas será muito difícil prever alguma coisa se o clube cair ou não. Ainda é cedo para opinar e ter qualquer certeza. Um grande clube, que tem uma camisa histórica, pode melhorar seu rendimento no segundo semestre. Crises e maus momentos todos passaram. Só que o momento para dar a volta por cima já está sendo contado pelos torcedores, que torcem para que não aconteça, pela primeira vez, o rebaixamento do São Paulo Futebol Clube.