22:40hs
Terça Feira, 02 de Dezembro de 2025

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1955
Opinião
23/05/2013 10h43

Café com Arte I

Opinião de Bebeto Andrade

por Bebeto Andrade,

de Cruzília/MG

 

Cruzília quase sempre se ressentiu da falta de eventos culturais, embora a cidade já tenha sido chamada de “capital da cultura” regional. Há vários anos o Festival de Música Popular parece concentrar a atenção e os investimentos da secretaria de cultura, a ponto de se tornar o único grande destaque da agenda cultural. A tradição e o sucesso do Festival justificam o tratamento diferenciado que ele recebe das administrações, mas convenhamos que é pouco para uma cidade que pretende figurar com honra no roteiro turístico e cultural da região.

A ausência de shows de grande apelo popular é uma reclamação comum entre cruzilienses e, diga-se de passagem, pertinente. Não são poucas as vezes que pequenas multidões se deslocam de Cruzília para cidades vizinhas, onde artistas de renome nacional se apresentam, e é claro que essa lacuna não deixa ninguém satisfeito. Sem dúvida, a organização de shows na cidade teria uma dupla vantagem: corresponder ao interesse da população e atrair visitantes.

Agora, louve-se a Secretaria de Cultura pela organização do “I Café com Arte”, exposição de trabalhos e apresentação de artistas cruzilienses. Realizado na Escola Estadual São Sebastião, nos dias 17, 18 e 19 de maio, o evento reuniu crianças, jovens e adultos para um encontro com a arte produzida aqui na cidade, da dança ao artesanato, da pintura à música, passando pela literatura, teatro, documentário e – grata surpresa – pela moda. Sim, moda: havia no salão jovens modelos vestindo roupas criadas e confeccionadas pela Marilda Junqueira.

É um grande avanço. O importante agora é fixar o “Café com Arte” na agenda cultural de Cruzília, e se possível transformá-lo numa viva celebração do talento cruziliense. É claro que a cidade anseia um grande Festival de Música e shows populares, mas a organização do ‘Café com Arte” demonstrou que se deve olhar com carinho e admiração para os artistas da terra.

Ah, sim, o café e as quitandas estavam ótimos, mas se houvesse uma cervejinha estupidamente...

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br