Dr. José Ribeiro Lage deixou seu nome gravado nos anais da história de São Lourenço. Mineiro de Pará de Minas nasceu a 11 de fevereiro de 1916. Seu pai, José Custódio Martins Lage, era médico e o seu exemplo humanitário foi espelho em que se mirou o filho.
Sua mãe, Elvira Valadares Ribeiro Lage transmitiu-lhe a nobreza de caráter e a gentileza, atributos que lhes são peculiares. Dr. José Ribeiro Lage fez o curso primário no Grupo Escolar Torquato de Almeida em sua cidade natal, o secundário no Colégio Arnaldo em Belo Horizonte em 1928.
Em 1939 diplomou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Quando residente, foi Auxiliar Acadêmico do Serviço Médico Legal do Pronto Socorro do Hospital Militar.
Por Ato do Governador Dr. Benedito Valadares, assumiu a Prefeitura de Patrocínio a 27 de março de 1940 permanecendo até 14 de julho, quando substituiu o Prefeito de Cambuquira, Dr. Edson Alves da Silva que assumira o cargo de Chefe do Departamento dos Municípios de Minas Gerais. Por seus valorosos serviços, a cidade reconhecida, concedeu-lhe a láuria de “Cidadão Honorário” da Cidade de Cambuquira a 24 de abril de 1979.
Casou-se a seis de janeiro de 1943, com a artista plástica Ruth de Araújo Lage. O casal teve cinco filhos: José Roberto, Engenheiro Civil; Vera Maria, Bibliotecária e Fonoaudióloga; Paulo, Engenheiro Civil; Márcio, Diplomata e Helena Maria, Administradora.
Em julho de 1943, o Dr. Rafhael Cirigliano deixou a Prefeitura de São Lourenço e foi então que o Dr. José Ribeiro Lage chegou, nomeado para substituí-lo. Seu governo durou três anos e meio. Ao iniciar suas atividades preocupou-se com a planta cadastral da cidade; elaborou o plano de urbanismo; iniciou o aterro das partes baixas e alagadas no centro da cidade; calçou ruas e ampliou a rede de esgoto.
Naquela época a cidade tinha um péssimo serviço de distribuição de água potável no centro e nos bairros. As águas eram bombeadas diretamente do Rio Verde, perto do campo do Esporte Clube São Lourenço, para as residências. Providenciou nova captação no Rio Verde, com bacia de decantação e tratamento. Construiu novo reservatório, mudando assim todo o sistema de distribuição da água.
O engenheiro Dr. Silviano Azevedo Cansado, projetou e supervisionou todo o trabalho, deixando margens para ampliações futuras prevendo o progresso da cidade. O nome do Dr. José Ribeiro Lage ficou gravado na Estação de Tratamento.
Dr. José Ribeiro Lage, homem de prestígio junto ao governo conseguiu que a Prefeitura de São Lourenço recebesse verbas estaduais. Foi um Prefeito compromissado com a cultura. Criou três escolas municipais: Escola Rural Delfim Moreira localizada na fazenda do Sr. Alberico Azevedo. Esta escola funcionou até 1954 quando a fazenda foi vendida e a família mudou-se para Sabaúna, no interior de São Paulo. Uma escola na Vila Carneiro em terreno doado pelo Sr. Cornélio Carneiro Pereira e outra na antiga Avenida Yeddo Fiuza.
Pelo decreto N.º60 estabeleceu condições para a implantação do Serviço Funerário.F ez parte do corpo clínico do Hospital e também atendia em consultório no Parque das Águas. Foi fundador e Presidente Honorário do PSD local e mais tarde candidato a Deputado Estadual pelo mesmo partido.
São Lourenço retribuiu em votos o seu carinho pela cidade; deu-lhe mais de oitocentos votos quando o número de eleitores do município era de apenas mil e duzentos.
No Rio de Janeiro dedicou-se somente à medicina. Em destaque alguns cursos que fez: Tuberculose, Tisiologia Infantil, Cardiologia Clínica, Eletrocardiografia Clínica, Pneumopatias, em todos aprovado com notas excelentes.
Em abril de 1948 foi nomeado médico da Prefeitura do Rio de Janeiro, por concurso. Em março de 1950 foi nomeado médico do Banco do Brasil, onde entre outros cargos de destaque, ocupou o de Presidente do Centro de Estudos Médicos. Aposentou-se como médico do Banco do Brasil a 29 de agosto de 1986. É membro da Academia Mineira de Medicina, empossado a 30 de novembro de 1988.
Em março de 1964, foi convidado a vir a São Lourenço receber o Título de “Cidadão Honorário”, proposto pelo Vereador Dr. Abel Goulart Ferreira, em solenidade marcada para o dia primeiro de abril, data esta comemorativa da Emancipação Político-Administrativa da cidade. Muito comovido aceitou e marcou viagem para o final do mês em curso. O movimento de 31 de março de 1964 revolucionou a vida do país e a viagem não aconteceu. Dr. José Ribeiro Lage não recebeu o tão sonhado título!
A 11 de fevereiro de 2006, Dr. José Ribeiro Lage comemorou, em São Lourenço, 90 anos de uma feliz existência, ao lado de filhos, noras, genros, netos e demais parentes.
Passados 42 anos, a cidade entregou-lhe em solenidade no salão nobre do Hotel Guanabara o tão esperado título de “Cidadão Honorário de São Lourenço”.
O Dr. José Ribeiro Lage todos os anos passa alguns dias em São Lourenço, admirando as verdes colinas, passeando pelo parque, revendo os velhos amigos, sempre acompanhado de sua simpática esposa Ruth. É bom encontrá-lo e sentir que ele não esqueceu São Lourenço, porque a cidade também não o esqueceu.