20:57hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Passa Quatro - Notícias
25/05/2018 11h45

Festival Gastronômico de Passa Quatro fomenta desenvolvimento econômico e rural

Com curadoria técnica, chefs e profissionais especializados em gastronomia e produção rural, evento aposta na sustentabilidade e torna-se espaço de negócios e de empreendedorismo.

Apresentando nova marca e novo nome, o festival de gastronomia de Passa Quatro - MG completa 10 anos com novidades que prometem impulsionar o desenvolvimento econômico e rural do município. Nesta versão, o “Passa Quatro Gastronomia 2018” segue tendência mundial de buscar pela produção local e, assim, promove a inclusão de produtores rurais no circuito interno da gastronomia , tornando-se o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final. Pesquisa feita pela Booking.com aponta que 43% dos viajantes brasileiros planejam visitar destinos com gastronomia em 2018, sendo a culinária típica um dos grandes atrativos.

Entre as principais inovações do festival de gastronomia merecem destaque: a curadoria técnica e a participação de chefs e profissionais especializados em gastronomia e produção rural; a aposta na sustentabilidade e transformação do festival em espaço de negócios e de incentivo ao empreendedorismo e produção; o novo formato do evento, que terá duração estendida e dividida em duas fases, dentro e fora dos restaurantes e afins; as mudanças e ampliação da estrutura instalada na praça de eventos; a releitura da marca do festival; além das participações artísticas e culturais de toda a indústria criativa passaquatrense, segundo informações da Prefeitura Municipal de Passa Quatro e da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.

Em 2018, o festival começa dia 25 de Maio dentro dos restaurantes, bares, docerias e cafés, que na sequência instalam suas cozinhas e estrutura de atendimento em plena praça pública, na segunda fase do evento que terá duração de 10 dias. De acordo com a equipe organizadora do evento, nesse período, cada participante concorrerá com o seu prato escolhido e criado especialmente para o festival. Assim, além de poder experimentar a comida antecipadamente, o público poderá avaliar as iguarias culinárias e outros aspetos do estabelecimento e sua equipe, como criatividade, cortesia, atendimento, entre outros.

Durante o evento, serão aplicadas também métricas de resultados e pesquisas de satisfação. Posteriormente, as informações coletadas nortearão ações para fomentar o desenvolvimento econômico e rural de Passa Quatro. “Nós precisamos de dados que indiquem as demandas, as oportunidades, os pontos fracos e fortes. Tudo com foco em mitigar os erros e expandir as chances de sucesso. Se a pesquisa identificar que o atendimento não é o ideal, por exemplo, podemos buscar parcerias e investir em capacitação e qualificação das pessoas que trabalham nessa área, e assim por diante”, explica o Secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Luís Gustavo Franco da Rosa (Tatau).

Outra inovação substancial do evento é a curadoria especializada. A equipe organizadora convidou o chef Rafa Bocaina para ser o curador gastronômico do festival, com a notável missão de orientar o resgate da identidade regional gastronômica de Passa Quatro e aproximar o produtor rural local das cozinhas do Setor A&B (Alimentos e Bebidas). “A gastronomia é o elo entre o produtor rural e o consumidor final e tem o cozinheiro como principal peça dessa ligação”, afirma Rafa Bocaina. De acordo com o chef, é necessário ter o olhar para a terra e buscar um reencontro com o produtor rural, uma vez que no solo passaquatrense estão joias preciosas usadas na gastronomia.

O novo curador gastronômico traz vasta experiência no setor, tendo em seu currículo passagem por restaurantes renomados dentro e fora do país, como o Restaurante D.O.M. de Alex Atala, no Brasil, e o Restaurante Mugaritz de Andoni Aduriz, na Espanha (um dos melhores restaurantes do mundo, segundo ranking da revista inglesa Restaurant Magazine). “O chef Rafa Bocaina, além da sólida experiência e conhecimentos em gastronomia, carrega consigo a crença e amor pela culinária típica dessa rica região que integra as Terras Altas da Mantiqueira e o vizinho Vale do Paraíba, que tiveram identidade culinária comum, herdada dos bandeirantes e desbravadores das terras mineiras, vindos do litoral pelos caminhos do grande vale. É nesse resgate cultural culinário que estamos apostando, para tornar o “Passa Quatro Gastronomia” um grandioso espaço de desenvolvimento econômico e rural sustentável da nossa querida Terra”, defende Edriane Monteiro (Drica), Assessora Jurídica do Município de Passa Quatro e colaboradora do evento.

A nova marca do festival, criada por Castello Branco Design, traz conceitos que melhor expressam a alma gastronômica da cidade. “A personagem do chef tem traços mais contemporâneos, o caldeirão passaquatrense demonstra os diferentes aromas e água minerais, a fonte serifada remete à tradição e a manuscrita transmite a arte de cozinhar. Tudo isso fica envolto no arco que representa a produção agrícola local”, explica Thiago Castello Branco, o designer da marca. A personagem do chef sempre esteve presente em todas as edições do evento, por isso a necessidade de preservá-lo na marca. “O chef trocou suas boas vinda de braços abertos e para aparecer em um momento icônico da gastronomia: o prazer de sentir os aromas do seu praparo. Estamos satisfeitos com a evolução da nossa marca”, comemora Érica Ferreira, integrante da Comissão Organizadora.

O “Passa Quatro Gastronomia 2018” acontecerá entre os dias 25 de maio e 15 de julho, trazendo oficinas, workshops, palestras, aula prosa, além dos mais saborosos pratos da culinária local. Dentro da Praça de Eventos acontecem ainda apresentações musicais e artísticas e o “Passa Quatro Mais Cultura”, que reúne toda a indústria criativa passaquatrense promovendo o empreendedorismo e a cultura local. A programação oficial e outras novidades do Festival serão divulgadas em breve.

Festival “Passa Quatro Gastronomia”
Data: 25/05 a 06/07
Local: Estabelecimentos participantes (bares, restaurantes, cafés, empórios e docerias)
Data:06/07 a 15/07
Local: Praça de Eventos

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG