23:52hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Passa Quatro - Notícias
26/01/2012 14h55

Passa Quatro Rede de Vizinhos Protegidos em Passa Quatro

Rede de Vizinhos Protegidos em Passa Quatro

Estiveram presentes representantes da Rede de três bairros de São Lourenço

Equipe da 14ª Cia PM Ind, que auxilia a instalação da Rede de Vizinhos Protegidos

 

 

Policiais militares e moradores de São Lourenço participaram da instalação da Rede

 

Nos dias 27 de dezembro de 2011 e 17 de janeiro de 2012, uma comitiva de moradores de São Lourenço esteve na cidade de Passa Quatro integrando a equipe da 14ª Cia PM Ind., que auxilia a instalação da Rede de Vizinhos Protegidos naquela cidade.


A iniciativa faz parte da nova estratégia adotada pela 14ª Cia PM Ind. para divulgar as boas práticas preventivas junto às comunidades que formam sua área de atribuição.


Trata-se de uma proposta integradora, em que a comunidade da 14ª Cia PM Ind. também participa das iniciativas de proteção, o que facilita a aproximação com a polícia e o entendimento das propostas pelo cidadão comum, que pode trocar informações diretamente com aqueles que estão vivenciando os projetos de prevenção contra a criminalidade.


Na oportunidade, estiveram presentes representantes da Rede de Vizinhos Protegidos dos bairros Solar dos Lagos (Gislene Vilela, Paulo Henrique, Hilário, Elton, Ely Andrade, Claudio Ribeiro), da Estação (Alessandra e  Priscila) e do bairro Monte Verde (Cassandra).


Pela Polícia Militar foi realizada uma exposição contendo toda a sistematização da Rede de Vizinhos Protegidos e da Rede de Comerciantes Protegidos, fundamentadas em dados estatísticos. Ao final, os moradores de São Lourenço contaram suas experiências com o projeto e as medidas para potencializar sua eficácia.


Foi ressaltado que a eficácia da Rede está na solidariedade entre vizinhos e na confiança na Polícia Militar. Os moradores que se voluntariaram para comparecer à reunião também deram testemunhos quanto aos melhoramentos em seus respectivos bairros após a instalação do Projeto e narraram outras medidas adotadas que, apesar de não estarem diretamente relacionadas com a questão de segurança pública, contribuíram para aumentar a qualidade de vida, tudo por conta da mobilização gerada depois da instalação da Rede de Vizinhos Protegidos.


Foi ainda lembrado a importância do comprometimento e o empenho de cada morador e comerciante para que a rede possa colher bons frutos, porque a mera instalação de placas não gera resultado satisfatório. Neste sentido, o auxilio mútuo e a parceria com a PM são aspectos fundamentais.


Para a Polícia Militar, a iniciativa inédita tem a capacidade de interferir no comportamento  de todos: a comunidade, o policial e até o criminoso. Este perfeito entrosamento, além de inibir a prática do crime, distribui responsabilidades e gera resultados reais, aumentando a confiança e auto-estima do cidadão, o que reduz  o medo.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br