15/05/2018 21h40
Clésio Andrade afirma que condenação é 'injusta' e 'absurda'
O ex-vice-governador de Minas Gerais Clésio Andrade (MDB), condenado no chamado "mensalão tucano", afirmou nesta terça-feira, 15, em nota, que a condenação da juÃza Lucimeire Rocha, da 9.ª Vara Criminal de Belo Horizonte, é "injusta" e "absurda". Andrade afirmou que recebeu com espanto e indignação a sentença. A magistrada fixou o cumprimento da pena em regime inicial semiaberto pelo crime de lavagem de dinheiro.
Leia a Ãntegra da nota:
"Condenação injusta e absurda
Recebi com espanto e indignação a sentença da juÃza da 9ª vara criminal de Belo Horizonte, promulgada na última sexta-feira (11/05), na qual fui condenado a 5 anos e 7 meses, no processo conhecido como Mensalinho.
Trata-se de uma condenação injusta e absurda. É também contraditória, na medida em que reconhece minha saÃda das empresas que foram acusadas de lavagem de dinheiro, antes da ocorrência dos fatos.
Lamentavelmente pessoas que atuam ou atuaram na polÃtica estão sendo julgadas não com base em provas, mas por circunstâncias que estão levando alguns juÃzes a adotarem uma postura punitivista exacerbada, que ultrapassa os limites da lei. Não é de se espantar que a credibilidade do Poder Judiciário esteja sendo colocada em xeque.
Em 1998, eu não era funcionário público, não era vice-governador, não era sócio das empresas citadas, não participei do núcleo da campanha polÃtica e não atuei no núcleo do governo.
É difÃcil entender como o meu nome pode ter sido associado aos fatos investigados na ação.
Vou recorrer e provarei minha inocência, pois tanto o Superior Tribunal de Justiça quanto o Supremo Tribunal Federal já acolheram teses de defesa em situações idênticas.
Clésio Andrade
BrasÃlia, 14 de maio de 2018"
Fonte: Estadão Conteúdo