07/10/2018 16h11
Imprensa internacional traz eleição no Brasil em destaque
A eleição no Brasil é destaque hoje (7) na imprensa internacional, com matérias nas principais home pages dos portais de grandes veÃculos de comunicação na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. Os textos trazem o contexto quase "bélico" em que é realizado o pleito presidencial, com foco principalmente no candidato do PSL, Jair Bolsonaro, seguido de Fernando Haddad (PT), que são os mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto.
O site do jornal The New York Times (NYT) dedica a maior parte de sua reportagem à ascensão de Bolsonaro à liderança das pesquisas. "Seu êxito desafia as leis da gravidade polÃtica. Até pouco tempo era somente um provocador à s margens do poder que conseguiu como parlamentar durante sete mandatos, mas dominou a cena midiática quando se converteu em um defensor da ditadura militar", afirma o texto do NYT, ressaltando o uso de "ataques verbais" do candidato contra mulheres, homossexuais e mulheres negras "em um paÃs onde a maioria da população não é branca".
A reportagem, traçando ainda um paralelo com a estratégia do presidente norte-americano Donald Trump, diz que Bolsonaro soube aproveitar-se do profundo ressentimento do eleitor com a classe polÃtica. "Sua figura canaliza o ódio dos brasileiros em relação ao elevado nÃvel de corrupção ao se apresentar como o único candidato suficientemente duro para combatê-la", afirma a matéria.
Segundo o texto, os crÃticos de Bolsonaro dizem ver tendências autoritárias no capitão reformado do Exército, que prometeu designar generais para diversos cargos e que fala com grande admiração sobre a ditadura brasileira (1964-1985). "Se levarmos a sério, a democracia no Brasil corre sério risco", afirmou a escritora, historiadora e catedrática da Universidade de São Paulo LÃlia Schwarcz ao NYT.
O francês Le Figaro apresenta várias matérias sobre as eleições no Brasil, sendo a mais recente sob o tÃtulo "Brasil: por que o candidato de extrema direita é o favorito na eleição presidencial". Após informações iniciais sobre o complicado contexto econômico e social em que ocorrem as eleições, o texto trata da crise polÃtica brasileira, dedicando espaço especial ao histórico da candidatura impugnada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seguida pelo perfil de outros candidatos mais à esquerda, como Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede). Na sequência, dois parágrafos são dedicados a Bolsonaro, a quem atribuem a defesa de "um programa econômico ultraliberal, com privatização de empresas estatais, mas autoritário e conservador em questões sociais e de segurança".
Na Argentina, o site do La Nación dedica toda uma área à eleição brasileira em sua home page. Ao lado de uma matéria sobre o clima no dia de votação neste domingo, com os dados das últimas pesquisas de intenção de voto, outra destaca o momento da votação dos dois candidatos, com foto registrando o momento de voto de Bolsonaro. Internamente, no texto, há foto da chegada de Haddad para votar em São Paulo. Ainda na front page, há um texto mais analÃtico sobre como o resultado da eleição deve ter impacto sobre a economia e nas relações comerciais com a Argentina.
Ainda na Argentina, matéria do site do ClarÃn sobre a eleição brasileira trata das expectativas de Bolsonaro, com o tÃtulo "Jair Bolsonaro votou e espera ganhar no primeiro turno: 'No dia 28 de outubro estarei na praia'", com fotos do momento de votação do presidenciável. Mais abaixo, o texto traz Fernando Haddad, também com fotos e vÃdeos no momento do voto. "Há quem não queira segundo turno para que não haja comparação", afirmou Haddad antes de votar em São Paulo, segundo o texto.
Fonte: Estadão Conteúdo