08/04/2018 15h10
The New York Times destaca prisão de Lula na capa e cita virada nas eleições
A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi uma das manchetes da capa do jornal americano The New York Times na edição deste domingo, com destaque para a reviravolta que seu encarceramento representa para as eleições presidenciais brasileiras.
"Depois de mostrar ampla liderança nas pesquisas, Lula prometeu a seus seguidores que o Partido dos Trabalhadores (PT) iria, mais uma vez, tomar o controle do destino do Brasil e priorizar polÃticas para reduzir a desigualdade no paÃs", diz o texto publicado na primeira página da edição impressa.
A matéria também destaca a reação dividida do PaÃs, com alguns brasileiros disparando rojões e fazendo buzinaço enquanto outros lamentavam a prisão. De acordo com o jornal, em Curitiba, centenas de petistas cantavam o jingle da primeira campanha presidencial de Lula, em 1989, enquanto esperavam a chegada do ex-presidente do lado de fora do prédio onde ele será mantido. Enquanto isso, um grupo menor batia panelas e cantava "Lula ladrão, seu lugar é na prisão".
Segundo o jornal, se Lula vencesse o pleito, o fato marcaria um "retorno impressionante" após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. "Ela foi substituÃda por Michel Temer, um polÃtico de centro-direita extremamente impopular que também é acusado de corrupção", cita o jornal.
A reportagem aponta, ainda, que Lula não indicou um possÃvel substituto para seu lugar nas eleições, o que deve deixar a escolha nas mãos do PT. Porém, ao cumprimentar aliados durante seu discurso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC ontem, Lula elogiou Manuela d'Ãvila (PC do B) e Guilherme Boulos (Psol). Os dois são pré-candidatos à s eleições presidenciais deste ano.
Para o The New York Times, ao por fim a candidatura de Lula, a decisão da Justiça leva a questionamentos sobre a imparcialidade e o equilÃbrio das eleições de outubro.
Fonte: Estadão Conteúdo