Inserido no calendário turístico da cidade, a Exposição de Orquídeas é um dos mais belos eventos da região. Realizada todo início do mês de setembro, é organizada pelo Núcleo Orquidófilo de São Lourenço, que tem como presidente a Sra. Marilda Cardoso. Esta edição aconteceu no pátio e quadra do Colégio Imaculado Coração de Maria.
Segundo a Sra. Marilda foi a maior exposição com relação à quantidade de plantas. Vinte e quatro cidades expuseram e deixaram pequeno o espaço, com aproximadamente 1000 plantas. Merece destaque a cidade de Piracicaba – SP com 150 vasos e Poços de Caldas com 130. Mais de 2000 visitantes, entre moradores e turistas, puderam apreciar uma variedade de espécies: híbridas, exóticas e raras. Foi reservado um espaço para as orquídeas premiadas, outro para um expositor de bonsai, que resumidamente significa uma árvore frondosa, mas com poucos centímetros e marcas de crescimento lento - evidenciadas em seu tronco - e outro para mudas a serem comercializadas.
“Estamos muito contentes. Os expositores e vendedores estão satisfeitos e acreditamos que em 2012 será muito melhor, devido ao fato do feriado de 07 de setembro ser numa sexta-feira. Um final de semana prolongado facilitará a vinda de expositores e visitantes. Todos já estão convidados”, declarou a Sra. Marilda.
O cultivo de orquídeas para muitos é uma terapia, pois existem notícias de casos de pessoas que foram curadas de stress, depressão e outros malefícios por se dedicarem ao cultivo da planta. O envolvimento com a natureza é relaxante. A natureza sempre foi o caminho para o homem estreitar suas relações com o divino.
Inspire-se! A primavera está chegando. Que tal dar mais atenção às flores que tanto embelezam nossa residência, nosso trabalho e a nossa vida? O ambiente fica muito mais convidativo quando recebe as cores, perfumes e formas das plantas.