Equipe da APAE Flor Amarela e técnicas da Feapaes-MG
A APAE de São Vicente de Minas recebeu uma visita técnica da Federação das APAES (Feapaes) de Minas Gerais no dia 12 de julho. As técnicas da Feapaes que estiveram na visita foram Darci Fioravante Barros Barbosa, Maria Juanita Godinho Pimenta, Junia Lima e Marli Helena Duarte Silva.
As técnicas foram avaliar os serviços prestados pela entidade. Durante a visita as técnicas expressaram a satisfação com o empenho em reordenar o serviço de assistência social e realizar as adequações nas áreas de saúde e educação para a qualidade dos serviços.
A APAE de São Vicente de Minas oferece o Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI) através de um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). O SERDI tem como finalidade exclusiva o atendimento em saúde das pessoas com Deficiência Intelectual e do Transtorno do Espectro do Autismo.
Técnicas da Feapaes
Darci Fioravante Barros Barbosa é Secretaria Executiva e Assessora Técnica da Saúde da Federação. Foi Assessora Técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Minas Gerais no governo anterior;
Maria Juanita Godinho Pimenta é consultora de Assistência Social da Feapaes de Minas Gerais. Na gestão anterior do Governo de Minas foi subsecretária de Assistência Social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDESE-MG).
Junia Lima e Marli Helena Duarte Silva - pedagogas e consultoras técnicas da Educação na Feapaes de Minas Gerais.
APAE de São Vicente
São Vicente de Minas é um município com poucos habitantes, onde se constata um grande número de pessoas portadoras de deficiência e/ou com dificuldades de aprendizagem, devido ao alto índice de desnutrição das gestantes e suas famílias, problemática do alcoolismo materno e de casamentos consangüíneos, muito comuns na região.
A Escola Especial Flor Amarela, foi fundada no dia 01 de abril de 1991, com o objetivo de enfrentar essa realidade, através de um projeto inovador que visa integrar à sociedade os portadores de necessidades especiais físicas e/ou mentais do município de São Vicente de Minas, região circunvizinha, sem discriminação por idade cronológica ou tipo de deficiência.
Além de desenvolver um importante trabalho com a comunidade para prevenir deficiências passíveis de prevenção.
A escola Flor Amarela começou a funcionar no prédio da creche municipal, com 11 alunos. Em 1992 já eram 27 Pessoas com Deficiência físicas e/ou mentais e se tornou necessário ampliar a estrutura física e o quadro de pessoal para manter a qualidade do atendimento. Portanto, nesse mesmo ano, a escola foi transferida para o prédio do antigo Grupo Escolar José Bonifácio. O prédio foi adaptado às necessidades dos alunos através de uma reforma. Atualmente são 307 alunos atendidos em diversas modalidades: da estimulação precoce à escolarização de adultos e a escola é referência na região.
*Com informações da Escola Especial Flor Amarela