![]() |
![]() |
Participantes do encontro | Palestra ministrada pelos bombeiros |
O 3º pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço realizou na terça-feira, 26 de julho, uma reunião com representantes da Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil e Meio Ambiente de municípios da região para uma palestra sobre prevenção e combate de incêndios em vegetação durante o período de estiagem. Na reunião ainda foram traçadas estratégias e houve troca de informações sobre prevenção e combate a incêndios.
De acordo com os bombeiros, além de provocar danos ambientais muitas vezes irreversíveis, os incêndios florestais ou em vegetação colocam as pessoas e bens em risco. Esses incêndios são provocados, na maioria das vezes, pela ação do homem. O vento e a baixa umidade do ar no período de seca podem fazer com que pequenas fagulhas se propaguem em um grande incêndio.
As principais orientações para evitar os incêndios em florestas são: não soltar balões ou fogos de artifícios perto de florestas ou áreas rurais, não jogar guimbas de cigarro acesos pelas janelas dos veículos no chão em áreas rurais ou ás margens de rodovias e não acumular lixo em lotes vagos.
As fogueiras em acampamentos devem ser acesas após a remoção de folhas secas e colocação de pedras ao redor do fogo. Ao término é preciso apagar o fogo com água e terra. Não jogar no chão vidro e outros tipos de lixo.
Para preservar uma área de plantação, residências, estradas, de preservação, etc, os aceiros são uma solução eficiente. Os aceiros são faixas que são retiradas a vegetação para evitar a propagação do fogo.
Em caso de lotes vazios, situações de risco, a exemplo de fogueiras em acampamento ou o início do incêndio em vegetação, o Corpo de Bombeiro Militar orienta ligar para as autoridades competentes ou para os próprios bombeiros. O telefone é 193.