O café foi tema da maioria dos requerimentos aprovados nesta quarta, 6, na Comissão de Política de Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O primeiro deles, um requerimento do vice-presidente da comissão, Fabiano Tolentino (PRTB), pleitea a realização de uma audiência pública para tratar das políticas para a exportação do café e do funcionamento do Programa de Certificação do Café.
Outros seis requerimentos relativos ao tema café, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), pediam providências para os problemas discutidos em audiência pública realizada em Três Pontas, no Sul de Minas. Antonio Carlos Arantes, como presidente da Comissão, coordenou os trabalhos dessa audiência que de forma inédita, aconteceu dentro das programações da Expocafé 2011. O ineditismo do parlamentar agradou, inclusive, na época, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento (DEM).
A audiência realizada recentemente em Ipatinga, no Vale do Aço, da qual Arantes também participou, também teve como conseqüências a aprovação de requerimentos solicitando providências sobre a fiscalização do queijo minas artesanal. Os parlamentares Rosângela Reis (PV) e Arantes pedem à Vigilância Sanitária e ao Ministério Público a adequação sanitária na produção e na comercialização do queijo minas artesanal.