
Em várias cidades mineiras já acontece o aquecimento para o Carnaval 2015. Para evitar acidentes com os foliões em meio ao clima de festa do pré-carnaval, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta a população sobre os riscos relacionados à rede elétrica. Os cuidados com a segurança começam antes mesmo da festa. A montagem de palanques merece atenção especial da organização dos eventos, que deve observar a existência das redes elétricas aéreas e subterrâneas, caso seja necessário algum tipo de escavação.
Iluminação, enfeites e alegorias
Não lançar artefatos – como serpentinas e confetes, entre outros, na rede elétrica, sejam metálicos ou não - Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig - Não instalar enfeite próximo à rede elétrica - Não fazer ligações clandestinas (gatos) - Não jogar líquidos, sprays e água na rede elétrica. Há risco de choque elétrico.
Trios elétricos e carros alegóricos
Não trafegar stob a rede elétrica energizada, pois a altura desses veículos poderá ser maior que a dos fios elétricos Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la - Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos.
Palanques para apresentação de shows
- A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas - A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.
Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas
- Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas - Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
Fios partidos (acidentalmente)
Ao encontrar um fio elétrico partido, caído ao solo, não se aproximar e não deixar ninguém se aproximar do cabo, que poderá estar energizado. Ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116 – que funciona 24 horas por dia –, e aguardar a chegada dos técnicos da empresa.
Fonte: Agencia Minas