11:19hs
Domigo, 15 de Fevereiro de 2026

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1968
Regional
11/07/2013 09h56

Circuito das Águas no combate aos lixões

Acordo vai beneficiar uma população de 67,5 mil pessoas.

Mais quatro municípios do Sul de Minas, integrantes do Circuito das Águas, decidiram se unir para gerenciar a destinação final dos resíduos sólidos, acabando de vez com os lixões a céu aberto na região. Para isso, os prefeitos das cidades de Caxambu, Baependi, Conceição do Rio Verde e Cruzília, assinaram, nesta terça-feira (9), Termo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru). O objetivo é elaborar o Consórcio Intermunicipal de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos.

O acordo vai beneficiar uma população de 67,5 mil pessoas, responsável pela geração de 20,3 mil toneladas de resíduos por ano. A assinatura do documento marca o início da formatação do consórcio, que pretende unir os municípios a fim de encontrar soluções para os problemas relacionados à destinação final do lixo na região.

A cooperação entre os municípios também é uma alternativa mais econômica para as prefeituras, que vão poder dividir os gastos de construção e operacionalização dos empreendimentos necessários para extinguir os lixões.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, destacou a importância dos municípios participantes. “Com a conscientização dos prefeitos dessas cidades, hoje damos um passo importante para eliminar os lixões da região, que tem relevante importância turística e ambiental no Estado”, disse.

O prefeito de Caxambu, Jurandir Belini, assinalou que a formação do consórcio foi a alternativa encontrada para que os municípios possam se adequar à legislação federal que determina que todas as cidades brasileiras façam a destinação correta dos resíduos sólidos a partir de agosto de 2014. “Nós, prefeitos, estamos unidos e correndo contra o tempo para solucionar o problema”, salientou. Com a assinatura do termo de cooperação, o Sul de Minas chega à marca de nove consórcios intermunicipais em andamento, atendendo 59 cidades da região.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br