03:04hs
Quarta Feira, 27 de Agosto de 2025

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1940
Regional
10/01/2018 15h19

Como participar assertivamente de uma dinâmica de grupo

Por *Marcelo Arteiro

Quando uma empresa seleciona candidatos para uma dinâmica de grupo, um dos objetivos é avaliar sob o aspecto comportamental as atitudes, posturas e procedimentos de seus potenciais colaboradores, diante de uma situação previamente criada, que represente o dia a dia desta organização. Basicamente, os candidatos são avaliados sobre três aspectos chave:

* Capacidade de realização, isto é, a habilidade que o candidato tem de entregar os resultados demandados pela empresa, adicionando um valor superior a esta entrega;

* Habilidade de interação social, ou seja, a capacidade do candidato de trabalhar construtivamente em equipe para superar um desafio coletivo; e

* Traços ou perfil de liderança, que consiste em perceber de forma clara e inequívoca a habilidade do candidato de influenciar e inspirar pessoas para trabalhar entusiasticamente, comprometidas e focadas com o intuito de cumprirem um propósito comum.

Dependendo do nível de senioridade, ou grau hierárquico da vaga, um ou outro destes aspectos chave será mais relevante, isto é, terá um peso maior na avaliação do candidato. Além destes aspectos contarão também: a iniciativa ou proatividade nas tarefas demandadas, o conhecimento prévio do core business da empresa, a habilidade de expressão, comunicação e argumentação das opiniões e pontos de vista do candidato, a criatividade, a flexibilidade adaptativa, a postura e a educação no trato com os demais concorrentes, a capacidade abstração, ou seja, a visão do contexto da tarefa e principalmente o equilíbrio emocional para produzir resultados consistentes sob a pressão do tempo e de recursos escassos.

Ao receber a tarefa, busque rapidamente dirimir todas as dúvidas possíveis sobre a mesma entre os membros da equipe, tendo certeza que todos a compreenderam, direcionando cada parte da tarefa para àquele membro da equipe que se sinta mais confortável e competente para realizá-la com excelência. Evite conversas paralelas e não relacionadas ao conteúdo da tarefa, para evitar perda de foco e gastos desnecessários de tempo, pois este, propositadamente será exíguo na realização das mesmas. Ao término da atividade, a equipe deverá eleger quem será o apresentador da tarefa perante os avaliadores e demais participantes. Caso não seja você o escolhido, procure se reservar o direito de realizar um resumo claro, objetivo e concatenado do que foi exposto pela sua equipe, pois normalmente, quem apresenta um trabalho, está mais em evidência, em destaque, e se realizar esta apresentação de forma assertiva, correlacionando à tarefa ao atual momento da organização e ao seu core business, estará um passo à frente dos demais candidatos para a conquista da vaga. Muitas empresas estão utilizando o colaborador oculto ou gestor oculto em suas dinâmicas, isto é, colaboradores da empresa ou gestores da empresa junto aos candidatos, para que possam de perto também observar o perfil comportamental do futuro colega ou do futuro subordinado hierárquico, com a finalidade de se ter uma avaliação mais próxima e estruturada do candidato e selecionar melhor àquele com o perfil mais aderente à vaga em aberto.

Terminada a dinâmica, cumprimente todos os participantes e principalmente os membros da sua equipe. Agradeça a oportunidade de ter trabalhado com eles e relate o quanto importante foi esta experiência não só para a sua carreira como também para o seu crescimento pessoal. Troque cartões pessoais, ou emails e mantenha contato com eles, pois poderão ser contatos estratégicos para futuras oportunidades em processos seletivos de outras empresas.

Agradeça ao avaliador e a empresa pela confiança depositada em você e questione quando e onde será divulgado o resultado final da dinâmica. Avente um possível contato para obter um feedback assertivo sob o seu desempenho, podendo ser através de telefone, e-mail, ou outro meio de comunicação.
Lembre-se: procure sempre trabalhar as vagas de acordo com o seu perfil profissional. Invista em oportunidades que têm realmente a ver com você, este procedimento aumentará substancialmente as suas chances de contratação.

Pense nisto!

Sucesso e Boa Sorte!

*Marcelo Arteiro-Consultor Empresarial/Palestrante Organizacional - Liberdade/MG - E-mail: arteiromarcelo@gmail.com

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br