
As inscrições para o 25º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso estão abertas desde o dia 1º de junho e seguem até o dia 23 de setembro.
Comemorando 25 anos, a premiação ampliou a margem de participação, quanto ao número de sacas de café exigidas, e os valores em dinheiro aos vencedores nacionais, além de instituir o Prêmio Classificador do Ano.
Ao todo R$ 220 mil em prêmios serão distribuídos pela Torrefadora Illycaffè aos melhores colocados das duas categorias.
Este ano uma das novidades é a mudança no tamanho dos lotes exigidos para inscrição. O lote mínimo diminuiu de 100 para 80 sacas, já o lote máximo aumentou de 600 para mil sacas.
Outra novidade é o Prêmio Classificador do Ano para pessoas físicas que trabalham em seu próprio negócio, em cooperativas, agentes comercializadores, armazéns ou grupos produtores que fornecem cafés para a torrefadora. O prêmio é de R$ 6 mil em dinheiro.
A categoria Regional, instituída desde 2012, mantêm-se. Até dois cafeicultores finalistas em cada um dos 10 Estados ou regiões podem ser premiados. Os estados são: Espírito Santo, Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas), Região Centro-Oeste, Região Norte/Nordeste, Região Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Para o prêmio da categoria nacional, serão escolhidos 40 produtores finalistas e posteriormente três vencedores.
As inscrições são de junho a setembro, com a divulgação dos finalistas em novembro, e a grande cerimônia de premiação será em abril de 2016, em São Paulo. Mais informações e inscrições no site do concurso: www.clubeilly.com.br/site/premio
