O clima de rodeio tomou conta de Bom Jardim de Minas, de 30 de abril a 4 de maio, e transformou o estádio municipal Antônio Nogueira de Paula num palco de festa, alegria e animação, atraindo milhares de visitantes da região e de outros Estados. Numa mesma área, grandes eventos regionais – a quinta edição da exposição agropecuária, a VI Festa Country, a VII Cavalgada do Trabalhador, e a segunda edição do concurso Talentos da Terra.
O evento – uma iniciativa e realização da Prefeitura municipal – é considerado uma das mais completas festas da região, reunindo num mesmo local exposição, torneio leiteiro, cavalgada, rodeio, provas funcionais e shows, além de uma infraestrutura preparada para oferecer conforto e segurança a todo público.
Na programação musical, um verdadeiro desfile de talentos com a banda Adrenalina (29/04), Don e Juan; Patrícia Santos e banda Lê (30/04); Gino e Geno, banda Prisma (01/05); banda Metropoly Rock (02/05); e a participação especial de Jota Lennon (30/04, 01/05), da Band Minas.
Na arena da festa, a poeira levantou pra valer com a realização do rodeio profissional. A abertura oficial emocionou o público com o desfile das bandeiras, a homenagem aos peões, a entrada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil e dos peões – e a prece que pediu proteção para todos os profissionais da arena.
Em sua sexta edição, a Festa Country reuniu as principais competições funcionais como a prova de lança, do tambor, do bastão, pega da leitoa, futeboi (reunindo os homens numa partida de futebol nada convencional), pega do boi no laço, mesa da amargura, rodeio mirim, montaria em carneiros e rodeio infanto-juvenil de garrotes.
No sabadão (01/05) aconteceu a VII Cavalgada do Trabalhador – um tradicional evento organizado pela equipe do Clube do Cavalo que reuniu dezenas de participantes, entre cavaleiros e amazonas, de Bom Jardim e cidades vizinhas.
Repetindo o sucesso alcançado ano passado, o concurso Talentos da Terra busca valorizar os diversos talentos da música local, abrindo música local, abrindo oportunidade para a expressão popular e “valorizando a diversidade cultural com a finalidade de preservar e potencializar essas valiosas manifestações”. Este ano, 13 grupos musicais se apresentaram nos mais diversificados estilos, como pagode, sertanejo, rock nacional e internacional, orquestra de violões, dentre outros. O Talentos da Terra aconteceu na quarta-feira, 28/04, e contou com a participação de Zé do Laço e Goianita, Vicente e Raimundo, Ivonete Nunes Albino, Darci e Vitor, Paraná e Pantanal, Oswaldo Neto e Adãozinho, orquestra de violeiros Vozes da Mantiqueira, das bandas: Falsas Formas, Eight Rock, Tio Ted, Fúria Banda Show, Sanatório, e do grupo Alto Astral.
Agradecimentos ao apoio das secretarias municipais de Educação e Cultura;
Agricultura e Pecuária;
Esporte, Lazer e Turismo;
Obras;
Cras;
Conselho do Patrimônio Histórico;
Emater;
Polícia Militar de Minas Gerais.