
A Emater-MG está atuando em parceria com diversas prefeituras em Minas Gerais no plantio de mudas para a preservação de nascentes de rios e córregos. O trabalho é uma ação de combate à erosão e assoreamento que prejudica a vazão dos cursos d’água.
Um exemplo vem de Seritinga, município da Zona da Mata mineira. A Emater-MG e a prefeitura, com o apoio de diversos parceiros, promoveram o plantio de mudas nativas ao redor da nascente do principal córrego que abastece a área urbana do município. No total foram plantadas 105 mudas de dez espécies diferentes. As plantas foram doadas pela empresa RMS Logística e o plantio foi realizado por alunos das redes de ensino municipal e estadual. Setenta estudantes participaram da ação, que aconteceu no final de março, e que faz parte do projeto “Protegendo nascentes, pensando no futuro”.
A iniciativa tem como objetivo proteger a nascente do córrego. “Além de evitar a erosão causada pela chuva e o assoreamento da nascente, as árvores são importantes para facilitar a infiltração de água no solo, que manterá o lençol freático mais estável”, diz o técnico Eduardo Mendes.
Por causa da estiagem dos últimos meses, o córrego, que é a principal fonte de abastecimento da área urbana do município, teve o seu volume de água reduzido em cerca de 50%. Isso motivou o plantio de mudas. Há também a intenção de se plantar mudas de árvores nativas ao longo de todo o córrego. A expectativa é que essas ações possam preservar o córrego e contribuir para o aumento de seu volume de água.
Educação ambiental
Além da preservação ambiental, o local onde foram plantadas as mudas nativas em Seritinga servirá como uma unidade demonstrativa. A área será utilizada para orientar e conscientizar jovens e produtores sobre a necessidade de cuidados com o meio ambiente. “Com esse trabalho de conscientização, nós estamos pensando no futuro. Queremos evitar que falte água”, afirma o técnico da Emater-MG, Aldair Carvalho.
Emater - Confira a matéria na integra em nosso Portal: www.correiodopapagaio.com.br