O Instituto Jingtsun de Artes Marciais e Cultura Tradicional Chinesa, com sede na cidade de Andrelândia/MG, desenvolve um trabalho pioneiro na região, que visa à promoção da saúde e bem estar da sociedade, através da prática segura das artes marciais orientais, oferecendo oportunidades esportivas e educacionais, com o objetivo de romper barreiras e alcançar a paz e a cidadania.
No dia 30 de maio de 2010, em Contagem/MG, a delegação do Instituto Jingtsun participou do Campeonato Mineiro de Kung Fu, um dos maiores eventos de artes marciais chinesas do Estado de Minas Gerais, organizado pela Federação de Kung Fu Tseu Chan Tão Lung e realizado pela Liga Mineira de Kung Fu.
Os Atletas Bruno Aparecido de Oliveira (categoria até 70 kg) e Angélica de Fátima Nogueira Vicente (categoria até 55 kg) competiram na modalidade Sanshou (Boxe Chinês) e ambos sagraram-se campeões.
Segundo o presidente da Escola, Sifu Carlos Renato do Carmo de Andrade, o Sanshou (Boxe Chinês) é parte integrante das competições de Wushu (Kung Fu), sendo a forma desportiva de combate e que exige técnica apurada, velocidade, preparo físico intenso e a noção exata de equilíbrio e tempo.
Com esse resultado, os atletas do Instituto foram convocados para compor a Seleção que representará o Estado de Minas Gerais no Campeonato Brasileiro de Kung Fu, a ser disputado dia 15 de agosto, em São Paulo, com a chancela da Liga Nacional de Kung Fu.
De acordo com o treinador Alexandre Amaro, essa conquista é fruto da seriedade com a qual o Instituto Jingtsun desenvolve seu trabalho e é apenas uma das muitas vitórias que estão por vir. Para corroborar esta afirmação, os atletas do Instituto Jingtsun estarão presentes também no Campeonato Mineiro de Muay Thai (Boxe Tailandês), mostrando garra e versatilidade de campeões.
O Instituto Jingtsun é representante oficial da Associação Internacional de Kung Fu e da Brazil Muay Thai Association; e filiado à Confederação Brasileira de Kickboxing e Thaiboxing, Federação Mineira de Muay Thai e Liga Mineira de Kung Fu.
Um pouco de história...
Kung Fu é um sistema de luta desenvolvido na China. Seus estilos surgiram das observações dos animais e através de outras metodologias. No entanto, ninguém sabe ao certo quando surgiu. Cogita-se que o primeiro estilo de Wushu chegou à China através da Mongólia, conhecido como Shuai-Jiao, uma arte marcial desenvolvida pelo imperador amarelo há mais de quatro mil anos.
Literalmente, o termo, em chinês (pinyin: wushù) significa arte da guerra. Em forma coloquial, pode significar "tempo e habilidade", "trabalho duro", algo adquirido através de esforço ou ainda competência na luta corporal.
Existem catalogados na China centenas de estilos de arte marcial, e estes podem ser classificados em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna. Na primeira se inclui a maior parte dos estilos de wushu, alguns supostamente originários do templo de Shaolin (ou outros templos, como Emeishan, Fukien, Huanshan, para citar os mais famosos). Já a segunda se tornou mais famosa, em teoria, a partir do templo do Monte Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais, alguns muito famosos no Ocidente, como o Pa Kua Chang (Baguazhang), Hsing-I Chuan (Xingyiquan) e o Tai Chi Chuan (Taijiquan); entretanto, algumas modalidades da escola interna, como o I-Chuan, o Hsing-I e o Pakua, não tiveram origem em templos.