
Novembro Azul é um movimento idealizado na Austrália, no ano de 2003, propositalmente no mês de novembro, onde se comemora no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Diversos países aderiram à campanha de conscientização, dirigida aos homens na prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
No Brasil a campanha Novembro Azul acontece através de diversas instituições públicas e privadas. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma delas e se define como uma associação científica e de defesa profissional sem fins lucrativos, que visa expandir e incentivar, em todos os níveis, a urologia, promover e desempenhar ações em defesa dos interesses da atividade urológica no país. A Sociedade foi fundada em 1926, e desde 2004 realiza ações de conscientização sobre o câncer de próstata.
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma, explica a SBU.
É possível identificar, precocemente, alterações de tamanho nesta glândula e tratá-la, quando as chances de cura são de cerca de 90%.
Ainda segundo informações da SBU, na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode ter sintomas como vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro; dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes.
De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados) a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura, explica a Sociedade Brasileira de Urologia.