12:18hs
Quarta Feira, 27 de Agosto de 2025

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1940
Regional
21/11/2013 17h46

Pedaladas pela Estrada Real viram livro

“Expedição Miramundos Estrada Real” será lançado no dia 26 de novembro.

Aventura de dois expedicionários pela antiga trilha dos bandeirantes apresenta belezas do caminho histórico

Quando começaram a pedalar em Ouro Preto, o jornalista Rafael Duarte, 31 anos, e o multiesportista Jaime Portas Vilaseca, 32 anos, estavam ansiosos, mas não imaginavam o que viveriam ao longo do percurso de 800 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real. A iniciativa a partir do esporte realizada em abril do último ano com objetivos jornalístico, conservacionista e sociocultural, revelou as belezas do destino turístico histórico e ganha agora as páginas de um livro. “Expedição Miramundos Estrada Real” será lançado no dia 26 de novembro, às 17h, no Centro Cultural e Turístico do Sistema Fiemg em Ouro Preto.

Com prefácio do jornalista Clayton Conservani, textos de Rafael Duarte, curadoria de Jaime Portas Vilaseca e fotos de Flavio Forner e Daniel Ramalho, a publicação, em suas 132 páginas, exalta as riquezas naturais, culturais, históricas e artísticas encontradas na jornada dos ciclistas.

Ao todo 106 fotos compõem “Expedição Miramundos Estrada Real”. Uma viagem rica em tesouros naturais como paisagens deslumbrantes e flagrantes da fauna; de retratos da simplicidade da estrada através de casebres e da força da Igreja Católica na região, com santuários como o de Caraça, em Catas Altas (MG); e da marca cultural não somente da obra do Mestre Aleijadinho, como a imagem de Nossa Senhora da Piedade, mas da arte popular das esculturas em madeira de Bichinho (MG) e das cerâmicas de Cunha (SP).

“Nosso intuito é que a obra ressalte a importância da Estrada Real e ajude a promover a valorização e a preservação do percurso e de seus patrimônios”, explica Rafael Duarte.

O fotolivro “Expedição Miramundos Estrada Real”, da editora Bambalaio, é patrocinado pelo Ministério da Cultura e Aon Corretores de Seguros, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 A expedição

A equipe de expedições Miramundos escolheu o Caminho Velho, o mais antigo da Estrada Real, que vai de Ouro Preto (MG) a Paraty (RJ). Durante 15 dias, Rafael Duarte, Jaime Vilaseca e dois fotógrafos exploraram atenciosamente cada trecho do caminho, produzindo inclusive relatório sobre as condições dos marcos da estrada. Visitas a pontos históricos e, sobretudo, longas conversas com os moradores levaram a um entendimento mais amplo sobre as origens do lugar.

“Nosso olhar de aventureiro, muito diferente do de turista, captava detalhes e emoções. Queríamos ver além de tudo o que aparecia diante de nós para depois compartilhar com o máximo possível de pessoas”, diz Vilaseca.

A dupla ainda realizou um trabalho de conscientização dos moradores e dos governantes locais com um ciclo de palestras sobre a importância da preservação dos patrimônios históricos como parte do Projeto VER, iniciativa do Instituto Estrada Real e do Sesi-MG. Na ocasião eles fizeram um paralelo com o Caminho de Santiago – onde a equipe Miramundos promoveu sua primeira expedição.

Repórteres esportistas, os dois amigos demandaram um extenso programa de atividades físicas para encarar o desafio de pedalar até oito horas por dia, ou 90 quilômetros. Enfrentaram chuva, sol, frio, barro, subidas de cascalho e terra molhada.

Durante o trajeto, a Miramundos compartilhou suas experiências pelo blog no site do jornal O Globo, no portal Extremos e pelas redes sociais – sendo a primeira equipe jornalística brasileira a fazer a cobertura de uma expedição pelo aplicativo Instagram – as fotos também estão representadas no livro. A aventura também rendeu uma série de oito vídeos veiculada na internet, depois editada como documentário.

Para saber mais sobre o projeto, acesse:

Site: www.miramundos.com  

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br