15:11hs
Quarta Feira, 27 de Agosto de 2025

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1940
Regional
02/09/2013 14h29

Profissionais do 'Mais Médicos' iniciam trabalhos em Passos e Itajubá

PSF de Passos estava há três meses sem médico efetivo

Profissionais do Programa Mais Médicos começaram a atuar nas cidades selecionadas do Sul de Minas nesta segunda-feira (2). Em Passos (MG), uma profissional iniciou os trabalhos no Posto de Saúde da Família do bairro Aclimação enquanto em Itajubá (MG), duas médicas atenderam nos postos de saúde dos bairros Novo Horizonte e Santa Rosa.

Após três meses sem médico efetivo, Alexandra Faria Moreira começou o atendimento no PSF do bairro Aclimação. Formada no Rio de Janeiro, ela tem especialização em dermatologia e já trabalhava em um consultório particular em Passos há um ano.

“Eu achei uma boa oportunidade. Já trabalhei em outros postos de saúde e para mim não é novidade. É uma rotina puxada, mas para mim é tranquilo”, diz.

Passos conta com 17 PSFs, mas nem todos têm médicos e, por isso, ainda é grande a demanda pelos profissionais. Segundo o Ministério da Saúde, mais dois médicos começam a trabalhar na cidade ainda este mês.

O Programa Mais Médicos faz parte de um projeto do governo federal que busca melhorar o atendimento aos usuários do SUS nas regiões mais carentes do país. Em Minas Gerais, 514 municípios solicitaram médicos pelo programa, mas apenas 42 foram contemplados até o momento. Só no Sul de Minas, 63 cidades demonstraram interesse em receber médicos, mas apenas Passos e Itajubá foram selecionadas.

Segunda rodada

E os municípios interessados já podem fazer as inscrições para a segunda rodada do programa do governo que vai escolher novos médicos. Passos continua inscrito no programa para tentar preencher as quatro vagas que ainda estão disponíveis na rede de atenção básica da cidade. Quem se inscrever começa a trabalhar no dia 14 de outubro.

Além disso,Passos não vai contar com médicos cubanos que estão chegando ao Brasil pelo acordo com a Organização Panamericana de Saúde. Os profissionais estrangeiros estão sendo enviados apenas para os municípios que não foram selecionados por nenhum candidato.


Fonte/G1 Sul de Minas

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br