14:40hs
Segunda Feira, 04 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1827
Regional
14/10/2022 14h07

Projeto de Mosaico em Soledade de Minas - Nossa Escada, Nossa História

Como trazer à tona histórias esquecidas, recontadas por moradores antigos? Como reviver lendas que povoam o imaginário de uma cidade? Numa tentativa de dar voz a essas narrativas é que nasceu o projeto Nossa escada, nossas histórias para Soledade de Minas.

Histórias foram registradas de modo artesanal, colhendo informações de moradores antigos que relembraram histórias, antes mesmo deles nascerem, como o caso da Princesa Isabel que, em visita a região, ao se sentir indisposta, recebeu abrigo em casa de moradores. Fontes documentais como fotografias e o livro tombo – que conta fatos importantes do início do século XIX como a chegada dos sinos que vieram de trem, a inauguração da energia elétrica da Cemig e a instalação do sistema de água. A partir desses registros foi feito um desenho em forma de mural com mosaico que contará – a partir das histórias pessoais, os potenciais naturais e os talentos da cidade. Passado e presente conversam para possibilitar um futuro mais humano e integrador.

O curioso é que todo o processo de montagem do mosaico será realizado com crianças e jovens por meio de oficinas para a Rede Pública de Ensino, integrantes do CRAS, além de voluntários.  Essa experimentação coletiva, feita por quase 1000 pessoas, dará tons, cores, texturas e forma ao mural da escadaria de 24m².


O mosaico, segundo Patricia Gadano que ministrará as oficinas, é uma técnica de arte milenar onde o desenho é preenchido por meio de pequenos fragmentos de mármore, granito, pedras semipreciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais. É também um trabalho que ajuda na concentração, paciência, além de valorizar o coletivo e a colaboração. As cores compostas foram sensivelmente pensadas por Claudio Partes, curador do projeto que construiu uma paleta de cores levando em consideração os ícones regionais: taboa, água, café, gado e a religiosidade presente com destaque a partir da referência à Nossa Senhora de Soledade.

Zilcleia Alves, responsável pela pesquisa e pelo educativo, descobriu novas facetas da cidade e também novas histórias de sua própria família. O que mostra um trabalho incansável, estimulante e, ao mesmo tempo, sem fim de quem se debruça a esse tema.

A instalação - a céu aberto - é um convite aos moradores e para quem visita a cidade. O mosaico – que certamente será um cartão postal de Soledade – contará parte da história passada e do presente. Interessante refletir sobre o valor inestimável dessa produção que atravessará gerações; e elas poderão criar, ao olhar para esse trabalho, novas pontes e “atravessagens”, analisa Elissandro de Aquino, da Viramundo, idealizador do projeto.

Alexandre Veloso, Coordenador do Turismo, aponta para a importância de projetos com esse fim para a população local e para o turismo, pois não só revitalizará uma área importante da região como permitirá um contato mais genuíno com a representação das tradições locais, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. O prefeito Lucio Alves chama atenção para o projeto pela relevância de transdisciplinaridade, envolvendo, as histórias locais, artes plásticas, educação, sustentabilidade, economia e cultura. 

 

 

VIRAMUNDO

(21) 9 8808-0110

www.viramundoproducoes.com.br

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG