A Fundação Guairá, que tem como objetivo principal a construção de um pólo auto-sustentável na região, está implementando o projeto Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) que pretende discutir assuntos de interesse da comunidade, formando um grupo de ação para sustentabilidade.
Para tanto, a proposta prevê um trabalho dinâmico e contínuo criando um espaço de discussão, a realização de um diagnóstico de forma participativa da realidade local e de um plano contendo ações que possam enfrentar os principais problemas identificados, assim como, otimizar as potencialidades e estimular o estabelecimento de parcerias.
Trata-se de uma proposta que tem como base a participação ativa dos moradores e a representação dos diferentes grupos organizados da sociedade civil, do poder público e do setor privado.
Moradores de São Vicente estão participando ativamente o processo.
No dia 31 de maio, passado, foi realizada uma segunda reunião, oportunidade em que os participantes refletiram sobre o significado dos conceitos “desenvolvimento” e “sustentabilidade”, base para a formação do Pólo Guairá.
A próxima atividade prevista é a realização de um curso sobre processos de comunicação e integração grupal nos dias 22 e 23 de junho das 17h30 às 20h30 no Sobrado do Cabo Verde (Casarão). O objetivo geral deste curso é contribuir com o processo de organização local e formação do grupo de ação para sustentabilidade.
As inscrições para o curso poderão ser feitas no próprio Casarão com Angela, coordenadora do Programa Integrado Guairá (PIG), ou Cristina.