O Grupo Galpão completa 30 anos em novembro, mas as comemorações começam nos dias 19 e 20 de maio, no evento Shakespeare’s Globe em Londres, Inglaterra. O espetáculo “Romeu e Julieta” será reestreiado no Globe Theatre depois de quase dez anos. O festival londrino reúne as 37 peças do escritor.
Depois, o grupo volta ao Brasil com uma turnê de apresentações em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, para comemorar as três décadas do Galpão. Em cada cidade será feita uma mostra de quatro espetáculos do repertório (dois de rua e dois de palco). São eles: “Romeu e Julieta”, “Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)”, “Till, a saga de um herói torto” e “Eclipse”.
Em Belo Horizonte, as festividades começam no dia 9 de junho com “Romeu e Julieta”, na Praça do Papa, e seguem até 1º de julho. As apresentações na capital mineira abrem a 11ª edição do “Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte” (FIT-BH). Em São Paulo, os 30 anos do Galpão serão em julho e agosto, e, no Rio de janeiro, nos meses de outubro e novembro. “Conseguir montar um projeto de teatro no Brasil é muito importante porque as coisas aqui são muito efêmeras”, disse o ator e diretor Eduardo Moreira.
E a trupe tem uma série de atividades para marcar as três décadas de trabalho com o projeto “Grupo Galpão – Teatro e Vida”. Em 2013, o Galpão segue com outros projetos como a estreia do espetáculo “Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, dirigido por Gabriel Villela.
O grupo ainda prepara dois novos projetos audiovisuais: seis curtas, baseados nos contos do autor russo Anton Tchékhov, e um documentário sobre a viagem do espetáculo “Till, a saga de um herói torto”, ao Chile.
![]() Grupo Galpão comemora 30 anos com reestréia em palco internacional |
![]() Grupo Galpão comemora 30 anos com reestréia em palco internacional |