No mês de março, a Associação de Moradores e Produtores do Distrito de Águas de Contendas, AMPRODAC, realizou em sua sede a oficina de Elaboração de Projetos Culturais.
O evento teve a participação de moradores das cidades de Aiuruoca, Alagoa, Três Corações e Conceição do Rio Verde, sendo ministrada pela Viraminas Associação Cultural, de Três Corações.
Há alguns anos na área, a Viraminas, valendo-se da cultura como o pilar de desenvolvimento sócio-econômico e natural justo e equilibrado, tem como missão apoiar e orientar grupos iniciantes na organização, elaboração e captação de recursos para execução de projetos culturais.
O Museu da Oralidade, um espaço virtual de registro de histórias de pessoas comuns, coletadas em pesquisas de campo, funciona na sede da Viraminas.
O museu é um Ponto de Cultura para formação de uma rede social voltada para a pesquisa, a preservação e a comunicação da cultura brasileira de tradição oral. Além disso, usuários podem sugerir pessoas e temáticas para serem abordadas pela equipe de pesquisa.
A AMPRODAC procura melhorar a qualidade de vida dos moradores do Distrito através do resgate da identidade e cultura locais, direcionando sua história e potencial para realização de projetos nas áreas socioculturais e ambientais, valorizando e preservando seu patrimônio natural.
O foco principal das atividades é a educação e capacitação da população, desde as crianças até a terceira idade, para que percebam seu próprio valor, conscientizem-se de suas necessidades e organizem-se para conquistá-las.
Suas metas para 2012 são, dentre outras: manter um calendário de festas e comemorações culturais ao longo do ano; iniciar projetos culturais voluntários e patrocinados para educação ambiental; coleta seletiva de lixo; cultura, música e teatro para crianças e jovens; grupo da terceira idade; cursos e oficinas de capacitação profissionalizante para jovens e adultos; PIT – Ponto de Informações Turísticas; lançamento do blog virtual da Associação e do informativo Correio da Paz, que devem acontecer já no próximo mês.
Para que a Associação cumpra as suas metas neste ano, é fundamental a participação e o envolvimento de todos, seja através de doações, sugestões, horas de trabalho, participação nas reuniões mensais, etc. Para entrar em contato procure o presidente da AMPRODAC, Isaac Branco, através do telefone 35 (35) 3335.2990.