22:37hs
Quarta Feira, 10 de Setembro de 2025

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1945
Regional
01/09/2025 11h37

São Lourenço vive dia histórico com entrega de Títulos de Cidadão Honorário

Cerimônia solene reconhece personalidades dos poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Forças Armadas por contribuições relevantes ao município

Em uma manhã marcada por homenagens e reconhecimento, a Câmara Municipal de São Lourenço realizou no dia 30 de agosto uma Sessão Solene no Auditório do Hotel Guanabara para a entrega do Título de Cidadão Honorário, outorgados durante as legislaturas 2017 a 2024, a cinco personalidades que prestaram serviços relevantes à cidade. A cerimônia foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Waldinei Alves Ferreira. Devido à pandemia da COVID-19 e outros compromissos de agenda, a entrega da honraria foi adiada e somente agora concretizada.

O evento contou com a execução do Hino Nacional pelo Coral Sol Maior de São Lourenço e a presença de autoridades civis, militares, membros do Judiciário e representantes da sociedade local e regional. Entre os oradores, o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, entre outros.

Durante a solenidade, o prefeito Walter José Lessa destacou a relevância da ocasião: “Este é um momento histórico. Em uma única Sessão Solene, São Lourenço presta tributo a representantes de todos os poderes da República e de todos os entes da Federação. Esta pluralidade é simbólica e reafirma que somente instituições fortes e respeitadas harmonicamente podem assegurar ao Brasil a paz, a segurança e a prosperidade que tanto o povo almeja. ”
Ao final, o presidente da Câmara agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a sessão.

Autores das homenagens e cidadãos agraciados

Ex-Deputado Federal Olavo Bilac Pinto Neto, indicado pelo vereador Willian Rogério de Souza. O homenageado não pôde comparecer por imprevistos e foi representado pelo ex-prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves. Em mensagem enviada, Olavo afirmou: “Receber o título de Cidadão Honorário é, para mim, mais do que uma honraria: é ser adotado por esta terra e por este povo. Hoje, declaro com orgulho que também sou um são-lourenciano.”

Promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, indicado pelo vereador Orlando da Silva Gomes. Foi representado pelo juiz Auro Aparecido Maia de Andrade. Justificou sua ausência por compromissos previamente assumidos e, em vídeo, destacou sua ligação com a Estância Hidromineral de São Lourenço e sua gratidão à Câmara Municipal pela concessão da honraria.

Desembargador Bruno Terra Dias, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, indicado pelo vereador Helson de Jesus Salgado. Em um breve discurso, o agraciado cumprimentou todos os presentes e, ainda, expressou a gratidão àqueles que lhe concederam o Título de Cidadão Honorário.

General-de-Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, indicado pelo vereador à época e atual vice-prefeito, Agilsander Rodrigues da Silva. Foi representado pelo chefe de instrução do Tiro de Guerra 04-024, Sargento Júlio César de Carvalho Ferreira. O General justificou sua ausência por motivos de saúde na família e, em vídeo, declarou: “Nós não estivemos presentes 24 horas por dia em São Lourenço, mas estivemos representados durante todo esse tempo por intermédio do nosso Tiro de Guerra. E, através dele, tentamos fazer o melhor pela comunidade — tentamos e o faremos sempre, porque este é um compromisso do Exército Brasileiro com São Lourenço. ”

Ministro do Superior Tribunal de Justiça Afrânio Vilela, indicado pelo vereador Natanael Paulino de Oliveira. Em seu discurso, afirmou: “...Doravante, terei um pedaço do meu coração incrustado nesta terra de São Lourenço, sempre regada para ser saudável pelas boas águas...”. O Ministro ainda enfatizou: “Pablo Neruda dizia que o poeta sempre tem a obrigação de retornar ao porto de onde partiu. E eu quero dizer ao Neruda que concordo, mas devo acrescentar: um cidadão honorário tem não só o dever e a gratidão, mas, principalmente, o desejo de desfrutar da hospitalidade da terra que o abraça. ”


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br