09:23hs
Quarta Feira, 27 de Agosto de 2025

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1940
Regional
15/12/2011 16h00

São Lourenço Seds inaugura fábrica de blocos do Presídio de São Lourenço

Seds inaugura fábrica de blocos do Presídio de São Lourenço

Detentos do Presídio de São Lourenço ganharam a oportunidade de aprender um ofício e a chance de ter uma nova vida depois de cumpridas as penas. Na terça-feira (29), a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) inaugurou, na unidade prisional, uma fábrica de blocos. Ela é composta por um galpão de cerca 90 metros quadrados, uma saleta que serve de escritório e um local para guardar material de trabalho.

A iniciativa é resultado da assinatura de um Termo Cooperação Técnica (TCT) entre a Seds, por meio do programa Trabalhando a Cidadania da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), com a Prefeitura Municipal e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Socioambiental da Microrregião de São Lourenço (Cidesea). Os recursos para construção da fábrica foram repassados pela prefeitura e a obra realizada pelos próprios detentos. O maquinário, cedido pela Seds, consiste em uma betoneira, uma prensa e uma mesa vibratória.


Ressocialização


No evento de inauguração, o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, disse que a ressocialização dos presos é uma das prioridades da gestão atual, e que a inauguração da fábrica de blocos é a prova de que é possível tratar os sentenciados com dignidade. “O Governo de Minas tem investido muito para que os detentos possam trabalhar e estudar. E essa parceria do Presídio de São Lourenço com o Consórcio de Municípios é a mostra do que tem sido feito”, destacou.
De acordo com o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, a fábrica representa a continuidade da humanização do sistema prisional. “Esse evento demonstra que a sociedade acredita e está envolvida nesse trabalho“, disse.


Fabricação 


Toda a produção dos blocos será utilizada na pavimentação de ruas do município de São Lourenço e também das cidades integrantes do consórcio. Nesta primeira fase, cinco detentos foram capacitados e desenvolverão o trabalho na fábrica. O grupo de presos será dividido em dois turnos diários de trabalho, sendo um das 7h às 12h e outro das 13h às 18h. Pelo trabalho eles receberão três quartos do salário mínimo e remição de pena. A intenção da parceria é aumentar, no próximo semestre, para 15 o número de sentenciados trabalhando no local.

A receita para preparar os blocos, Francisco Carlos Pereira, de 40 anos, interno da unidade, já aprendeu. Segundo ele, a mistura de quatro latas de areia, duas latas de pó de pedra e duas de pedresco, mais uma lata de cimento e dez litros de água devem ser colocados com cuidado para que a massa não fique muito molhada e nem muito seca. “O que eu quero agora é aperfeiçoar o que aprendi para quando deixar a unidade ser visto com bons olhos pela sociedade e ter uma nova chance na vida”.

 

 Parceria


Hoje o Presídio de São Lourenço conta com cinco empresas parceiras na área de produção que oferecem trabalho a 40 presos.“A nossa intenção é evitar a ociosidade dos reeducandos. A partir de dezembro de 2011 serão oferecidos aos detentos cursos profissionalizantes na área de recursos humanos, turismo e hotelaria, artes plásticas e auxiliar administrativo”, disse o diretor-geral da unidade, Carlos Alfredo Sales.


À cerimônia também esteve presente o coral Vozes da Cela, sob a regência do maestro José Henrique Martins. Formado por reeducandos do presídio, o grupo é um dos símbolos dos bons resultados conquistados pela unidade de São Lourenço.


Autoridades municipais, estaduais e representantes da SUAPI durante a inauguração da fábrica O prefeito Zé Neto; o diretor da SEDS, Lafayette Andrada; o juiz Fábio Garcia Macedo e Carlos Alfredo Sales, diretor da unidade de São Lourenço
Parte da instalação da fábrica de blocos, que possibilitará aos detentos a prática de um ofício Integrantes do Coral Vozes da Cela também participaram da inauguraçãoIntegrantes do Coral Vozes da Cela também participaram da inauguração
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br