Por José Francisco Mattos e Silva
Vi com empolgação o movimento das crianças e jovens de nossa cidade nos últimos dias para participar e serem protagonistas da Semana Literária promovida pela Escola Municipal Monsenhor Nardy e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, além da minha contumaz empolgação com atividades do gênero, apostando sempre que só a educação nos fará cidadãos do mundo. Fui, também, tomado de alegria pela coincidência de sua realização na semana que será inaugurado o Recanto do Saber e da Experiência Dr. Celso Nardy Chaves, atividades que, distintas, se somam em torno de um só objetivo: educação e cultura.
Muito se discute e se aponta críticas para as reais situações do Brasil, poucas são as soluções e quase nenhuma construção para mitigar certas mazelas sociais. O povo acaba sendo vítima de uma chaga que não fecha, que grita na solidão e, por fim, o povo é abandonado, restando, assim, buscar socorro, ficando à margem da verdadeira inclusão social que só dá com avanço junto do trinômio desenvolvimento, crescimento e progresso, palavras de significados distintos, vale ressaltar.
Quando se projeta atividades voltadas para o crescimento humano (cultura é isso), tem-se esperança de tempos melhores. Quiçá fique impregnado no coração destas crianças participantes da Semana Literária de Bom Jardim de Minas os valores contados em versos e prosas, histórias e enredos dos nossos mais respeitados autores (conversei com alguns alunos da citada escola que discutiam as fantasias de Monteiro Lobato. Este autor, além de escrever o sítio do “Pica pau amarelo”, defendeu o valor e a importância do petróleo e da Petrobras. As crianças que o leem assistem hoje escândalos na mais importante empresa do Brasil) e que no futuro possam pela leitura, pelo crescimento pessoal, pelo auto-conhecimento e pelo conhecimento adquirido com o mais importante bem existente, o livro, serem os protagonistas de um novo tempo.
A Semana Literária empolga, anima e nos dá uma certeza: é preciso construir pela educação. Parabéns ao seus idealizadores e participantes.