02:53hs
Quarta Feira, 27 de Agosto de 2025

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1940
Regional
24/06/2010 17h36

Sucesso absoluto XX Expai em São Vicente de Minas

Sucesso absoluto consagra XX Expai em São Vicente de Minas

Aproximadamente 15 mil pessoas prestigiaram este ano a vigésima edição da Expai (Exposição Agropecuária e Industrial) que, superando todas as expectativas, registrou durante todos os dias de evento um excelente nível de organização, qualidade artística de shows e atrações, e um alto nível técnico dos animais participantes do torneio leiteiro – “como há muitos anos não víamos nesta exposição”, conclui a prefeita Maria Lindinalva (Nava).

Além de sua tradicional vocação para a pecuária e a produção de laticínios, internacionalmente conhecidos, São Vicente de Minas alcança a cada ano destaque e referência na promoção de exposições e torneios leiteiros. O sucesso é fruto do intenso trabalho que envolve, além da própria prefeita, uma equipe unida por um único objetivo: oferecer à população e aos visitantes uma festa agradável, com excelente infraestrutura e segurança, e que busca a preservação das tradições, a valorização e divulgação de sua identidade e dos produtores locais.

O parque de exposições Osvaldo Reis de Andrade, totalmente revitalizado em 2008, ficou pequeno para o grande público que prestigiou o evento. No palco, a programação artística trouxe shows todas as noites com grandes nomes da música brasileira: banda Local (2); banda Zagga (3); Zé Ramalho, Osmar e Arantes (4); Ricardo e Eduardo, Fábio Satim e Luciana (5); e banda Ultra Wolt’s (6). Na sexta e no sábado, a festa contou com a participação especial de Jota Lenonn – “O menino do rodeio” – da Band Minas, que arrancou suspiros e aplausos das fãs.

Além do parque de diversões infantil, um dos destaques da exposição foi a fazendinha do Instituto Federal Sudeste de Minas, campus Barbacena. A atração chamou a atenção não apenas das crianças, mas também dos adultos, e trouxe uma mensagem sempre atual: a importância do respeito, cuidado e preservação dos animais e, consequentemente, do meio ambiente.


Entrada franca: um novo conceito


Este ano, além da tradicional qualidade e alto nível da festa – seja no aspecto artístico, com também no plantel do torneio – um outro fator contribuiu significativamente para o pleno sucesso alcançado: pela primeira vez, a exposição foi realizada com entrada gratuita. A iniciativa da prefeita Nava agradou toda população e visitantes e proporcionou um maior acesso de todas as pessoas – antes limitado, devido ao custo muitas vezes alto do preço do ingresso.

O que era para ser uma festa de confraternização, lazer e entretenimento para todos, estava se tornando sutilmente uma disputa entre cidades. Uma “competição” cara e desnecessária que comprometia diretamente o bolso da população e da Prefeitura. A contratação de mega shows implica em altos investimentos financeiros que incluem desde o cachê dos artistas até a contratação de toda a estrutura própria para a realização das apresentações. O que não fica barato. Trata-se de uma despesa grande e que impõe uma pesada carga tributária aos cofres da administração municipal que tem que administrar diversos compromissos frente a uma baixa arrecadação. Além desse fator, todo dinheiro arrecadado na portaria, antes acabava sendo destinado a outra cidade, uma vez que a bilheteria era explorada por empresa terceirizada.

Em entrevista à reportagem do Correio do Papagaio, a prefeita Nava comentou sobre essa mudança, os resultados e o retorno positivo da população. Em suas palavras é possível perceber claramente um compromisso sério para com a administração pública e a preocupação em garantir que todos tenham acesso à diversão sadia, ao entretenimento e a eventos promovidos em prol da própria comunidade.

“Há muito tempo que eu venho observando e analisando a realização da Expai. Uma realidade muito forte que eu percebi foi que as festas estavam se transformando em verdadeiras disputas de público entre as cidades, por conta dos shows. Sutilmente, porém, isso começou a gerar na população uma espécie de comparativo sobre qual cidade estava levando o melhor show, o maior público. Contudo, isso deixa as prefeituras numa situação muito difícil. É claro que cada administração tem que procurar realizar trabalhos de qualidade, promover o melhor possível para sua população, mas não nesse nível de ficar disputando com outros municípios. Antes de qualquer coisa, eu tenho que trabalhar diariamente para sempre buscar atender as necessidades do município que eu administro – e não, querer aparecer. E pelo que eu pude perceber, a Expai estava tomando esse rumo. Um dos fatores que mais estava me preocupando era a questão financeira. Fica muito difícil para um município arcar sozinho com as despesas de um show de alto nível. Não bastasse isso, a própria população perde muito dinheiro, pois toda a renda da portaria acaba sendo investida em outra cidade – uma vez que a empresa que explora a bilheteria é de fora. Outro problema: muitas famílias locais, muitas pessoas com menor poder aquisitivo não participavam da festa por falta de condições financeiras. Eu sei que, atualmente, é pesado para uma família arcar com as despesas de 1 dia de festa. Além do preço do ingresso, há também as despesas com alimentação e diversão. Então eu acredito que não é justo tirar o dinheiro suado do povo e investir em outra cidade. Uma coisa é um vicenciano não ir a uma exposição porque não quer. Outra coisa é ele não ir porque não tem dinheiro pra pagar um ingresso. Isso me incomodava bastante, e foi um dos motivos que me levou a mudar alguns procedimentos da festa. E o retorno foi muito positivo e demonstrou, concretamente, que é absolutamente possível realizar um grande evento, com bom nível, com artistas de qualidade, sem contudo ter que sacrificar o acesso ao lazer de pessoas com menor poder aquisitivo. O reflexo disso foi muito bom. Eu recebi – tanto por parte da população como dos visitantes – inúmeros elogios, manifestações sinceras de aprovação pela abertura, pelo acesso que foi proporcionado à toda população. E quero destacar também que, a entrada franca não diminuiu em nada a qualidade ou o nível do evento, pelo contrário. Além disso, eu não gastei um tostão a mais por isso. A Prefeitura conseguiu alcançar economia. A festa, vale lembrar, não é pra ficar concorrendo com outros municípios. Com certeza nós temos o maior prazer em receber visitantes da região – mas, antes de tudo isso, eu tenho que pensar, primeiro, nos meus munícipes: aqueles que estavam ficando em casa pois não tinham condições de participar da festa. Esses são meus convidados principais.

A Expai é uma realização da Prefeitura de São Vicente de Minas, com produção da Cisum Promoções, e apoio dos produtores rurais do município, Emater-MG, Polícia Militar de Minas Gerais, Câmara Municipal, e IMA”, declarou a prefeita.

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br