
Aconteceu no dia 17 de abril a 11ª Tarde de Marcha e Prosa do Clube do Cavalo de Cruzília - Núcleo Berço da Raça, na Fazenda das Posses - Haras Angaí.
Prestigiaram o evento mais de 80 criadores de Cruzília e de toda a região do Berço da Raça, em um ambiente agradável e com muita prosa com os amigos da Marcha.
A proprietária da tropa pilar Angaí, Maria Zélia Arantes Meirelles e família receberam os convidados com muita satisfação. “Foi um imenso prazer receber todos e estaremos sempre à disposição para as futuras edições deste evento”, destaca Maria Zélia.
Na ocasião foram servidos comes e bebes além de terem sido sorteadas coberturas de quatro garanhões da tropa: Angaí Ianque, Angaí Grafite, Angaí Zíngaro e Angaí Mandarin.
Um breve histórico:
Criatório Angaí
Em 16 de Julho de 1949, o comendador Adeodato dos Reis Meirelles filia-se à ABCCMM como sócio-fundador com o prefixo “Angaí”, registrando o primeiro cavalo da raça.
Com o falecimento do comendador Adeodato em Maio de 1959, após seu inventário, seu penúltimo filho, aquele que é herdeiro do seu nome, Adeodato dos Reis Meirelles Filho (Datinho), associa-se à ABCCMM, entrando com o n° 0061 em 1° de Janeiro de 1961, mantendo o prefixo de seu pai (“Angaí”) e a marca “C” de seu avô Cristiano.
Datinho herdou parte das terras da fazenda Angaí e a fazenda das Posses, localizada a 20 km da fazenda Angaí, a 17 km de Cruzília e a 21 km de Aiuruoca, pertencendo a este último município. A fazenda das Posses era a menina dos olhos da família, e para lá foi a tropa, onde permanece até hoje.
Em junho de 1987, Datinho veio a falecer, ficando assim o prefixo para sua viúva e herdeira Maria Zélia de Arantes Meirelles e seus filhos Breno, Bricia, Adeodato Bruno e Betânia, os proprietários atuais, que dão continuidade ao prefixo “Angaí”.
Atualmente o criatório Angaí conta com um plantel de aproximadamente 150 animais e continua localizado na fazenda das Posses, município de Aiuruoca, entrada Km 281-282 da BR 267.

![]() |
![]() |