00:17hs
Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Santa Rita de Jacutinga - Notícias
12/01/2011 10h04

Santa Rita de Jacutinga Imagem de Pontilhão vence concurso

Imagem de pontilhão em Santa Rita de Jacutinga vence concurso

O comerciante Achille de Pace, de 38 anos, foi o vencedor do concurso cultural Paisagens Mineiras, realizado pelo jornal Estado de Minas (EM), com patrocínio da Petrobras e apoio da TV Alterosa e do Portal Uai. De fevereiro a setembro, a promoção convidou os mineiros a demonstrar seu amor, retratando por meio da fotografia as mais belas paisagens do Estado. Achille fotografou o pontilhão da ferrovia desativada sobre o Rio Preto, em Santa Rita de Jacutinga, na Zona da Mata.

 

O resultado da votação foi divulgado em outubro, com a premiação dos seis finalistas e o lançamento da revista e da exposição Paisagens Mineiras/Estado de Minas, que foi instalada em duas praças da capital, trazendo 30 painéis com os trabalhos selecionados em votação popular. Na cerimônia, realizada no Imperador Eventos, os diretores dos Diários Associados, acompanhados de representantes da Petrobras, reuniram convidados de vários segmentos da sociedade que, além de conhecer melhor o projeto, receberam um postal das fotos finalistas.

 

O secretário estadual de Cultura, Washington Mello, representando o governador Antonio Anastasia, destacou a iniciativa do EM, na parceria com a Petrobras e o povo mineiro para a divulgação das belezas do Estado. O diretor-executivo do Estado de Minas, Geraldo Teixeira da Costa Neto, ressaltou a importância da iniciativa. “É um projeto que toca o coração dos mineiros, uma parceria vitoriosa com a Petrobras, uma das maiores empresas do Brasil, em mais essa ação simpática à comunidade mineira.”

 

Achille de Pace, autor da foto vencedora, recebeu uma moderna máquina digital profissional, porta-retrato digital e uma assinatura digital do Estado de Minas. “Eu sabia que a foto dizia mais que uma simples paisagem. Espero que ela chame a atenção para minha cidade, que é pequena e precisa de ajuda. É um privilégio para os mineiros ter um concurso como este, que deveria ocorrer em nível nacional”, disse o comerciante, que quer se tornar fotógrafo profissional.

 

Ao longo do ano, foram cadastradas mais de 4 mil fotos no site. Mais de meio milhão de votos foram computados e ajudaram a escolher, a cada mês, em seis seletivas, a foto que melhor ilustra as paisagens de Minas. Os vencedores dessas etapas contribuíram para uma causa nobre: doaram um computador a uma instituição assistencial e educacional da cidade retratada. No último mês, as seis finalistas voltaram a concorrer em voto popular, pelo site, e na votação itinerante que passou por Uberaba, Montes Claros, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Juiz de Fora, Varginha e Belo Horizonte.

 

Revista

 

As 30 fotos selecionadas pela comissão julgadora ao longo de 2010, que concorreram ao voto popular, integrarão revista especial que circula no domingo para assinantes do Estado de Minas. Ela também estará à venda, por R$ 2,00, juntamente com o EM, nas melhores bancas do estado. As fotos podem ser vistas em exposição do dia 18 ao 22, das 09h às 21h, na praça da Estação, e de 25 a 29, no mesmo horário, na praça JK, com entrada franca.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br