00:25hs
Terça Feira, 14 de Maio de 2024
São Lourenço - Notícias
09/07/2015 15h02

Brasil de Todos Nós promove valorização cultural em São Lourenço

Sustentabilidade, família e muita diversão em evento na praça João Lage.

São Lourenço recebeu grande evento gratuito, realizado pelo Ministério da Cultura e a Jatobá Cultural, de São Paulo. A empresa paulista tem como foco a educação para a sustentabilidade e trouxe para o sul de Minas o evento Brasil de Todos Nós.

A edição do evento realizada em São Lourenço aconteceu nos dias 3 e 4 de julho, com uma infraestrutura ecológica montada com bambus, pallets, tambor de papelão reciclável e com destaque para o playground infantil todo feito de pneus, que foi sucesso entre as crianças e os adultos.

No primeiro dia do evento, sexta-feira (3), participaram dez escolas/instituições da cidade, entre elas a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a escola estadual Humberto Sanches, a escola municipal Melo Viana, o COC Gênesis, entre outras.

No sábado (4), o Brasil de Todos Nós foi aberto ao público em geral e teve grande adesão da população, principalmente de famílias, com crianças e adolescentes.

“Um programa como esse vem de encontro com a necessidade de promover ações culturais na cidade, principalmente para o público infantil” explica Ana Lúcia Pilz Borba, coordenadora do projeto em Minas.

Um dos objetivos do evento é a divulgação e valorização da cultura e dos artistas locais e durante os dois dias foram apresentadas diversas oficinas e apresentações, oferecidas por artistas locais.

“O projeto cria uma oportunidade para a gente conhecer e reconhecer os artistas locais, que muitas vezes não têm oportunidade de aparecer”, ressalta Ana Lúcia.

As apresentações trouxeram o que de melhor há na cultura local e brasileira: capoeira, da Abadá-Capoeira; TuBom, um instrumento de PVC com as notas musicais, didático e de fácil manuseio; Badenhá Foli, com uma belíssima apresentação de tambores africanos.

Ainda na área musical, foram realizadas oficinas de tambor, com o músico Lucas Moura e ofcina de maraca, com Patrick Jones.

Outras oficinas artísticas embelezaram os dois dias do Brasil de Todos Nós, como teatro, contação de história e euritmia, pintura de rosto, mandala, pintura no papel, tangram e chaveiro pet.

“Foi também um resgate do artesanato. Principalmente nessa nova geração, com muita tecnologia. As oficinas tiveram grande adesão tanto das crianças, como dos pais”, explica Aline de Sá, da organização do evento em São Lourenço.

O Brasil de Todos Nós tem como objetivo principal valorizar e divulgar a diversidade cultural das cinco regiões do país. Com esse tema, a artista sãolourenciana Morena Lua Gurgulino elaborou uma peça de teatro infantil, na qual dois palhaços viajam pelas diferentes culturas do Brasil, através das lendas e contos tradicionais.

Além das apresentações culturais e oficinas, teve também uma Exposição, com textos, imagens e objetos representando as cinco regiões do país.

“Eventos como este proporcionam o sair de casa com a família, o ver, o sentir, o olhar no olho”, sublinha Ana Lúcia. “A tecnologia está causando um grande impacto na nossa cultura e esse projeto traz um resgate cultural”, continua.

Foram doados seis mil livros “Brasil de Todos Nós” e dez tabuleiros gigantes para cada escola/instituição participante.

“Além de movimentar cultura, arte, informação e sustentabilidade, o evento ainda gerou renda para a população, com a contratação de monitores, equipe de montagem e artistas oficineiros”, conclui a coordenadora do projeto.

Em São Lourenço, o Brasil de Todos Nós teve o apoio da OSCIP - Terra das Águas, do Convention&Visitors Bureau e parceria com a Prefeitura Municipal.

PUBLICIDADES
CASA DO FAZENDEIRO
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br