22:17hs
Segunda Feira, 13 de Maio de 2024
São Lourenço - Notícias
09/07/2015 15h28

Dia do Bombeiro Brasileiro em São Lourenço

Data é celebrada nacionalmente em homenagem aos “anjos do fogo”.

Dia 2 de julho foi comemorado o Dia do Bombeiro. Em São Lourenço, na Praça João Lage, centro, foi montado um estande para exposição de materiais operacionais e ainda distribuídos panfletos com dicas preventivas e demonstração de materiais e viaturas operacionais. Participaram da celebração alunos de escolas locais e populares.

A data foi decretada no Brasil em 1954, como homenagem ao constante devotamento e aos atos de heroísmo praticados por todos os que pertencem e tem pertencido a essa corporação.

O serviço de extinção de incêndio foi regulamentado pela primeira vez no Brasil em 2 de julho de 1856, por Decreto Imperial, assinado pelo Imperador D.Pedro II. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.

Algumas situações em que os bombeiros atuam são: resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres, entre outros. Também fornecem treinamento a aspirantes a bombeiros em cursos internos, externos e palestras. Analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras, entre muitas outras ações.

Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes e mostram o quanto é importante ter atitudes corretas enquanto cidadãos, como manter a ordem nas cidades, respeitar as leis e cumprir com as obrigações.

 

História do Corpo de Bombeiros de São Lourenço

A história dos bombeiros em São Lourenço se confunde com a vida do ex-vereador José Hortêncio Vieira, considerado um visionário à época da instalação da instituição na cidade.

Após muitas lutas e dificuldades, foi construído um moderno quartel voltado para abrigar os bombeiros, ao lado do mercado municipal, considerado área nobre e central, garantindo às futuras viaturas, rápida intervenção em caso de sinistro.

Em 28 de maio de 2004, instala-se o pelotão dos bombeiros em São Lourenço, tendo como primeiro comandante o 1º Sargento Hélio dos Reis Faria Morato.

Hoje, tudo que é feito por uma equipe de resgate dos bombeiros em Belo Horizonte é feito em São Lourenço. Todos os equipamentos existentes na capital mineira existem no pelotão em São Lourenço.

Fonte: bombeirosaolourenco.blogspot.com.br

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br