07:31hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
01/11/2018 10h46

Farmácia Verde de São Lourenço pretende aumentar a produção de medicamentos

Atualmente, a farmácia oferece quatro tipos de medicamentos

Desde fevereiro deste ano, São Lourenço conta com o atendimento da primeira Farmácia Verde do Sul de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde. O local oferece aos pacientes do SUS medicamentos fitoterápicos de forma gratuita. Até o momento, quatro tipos de medicamentos estão disponíveis, e são complementares aos tratamentos tradicionais, ou seja, para retirá-los há necessidade de receita médica.

Devido à crescente procura, a Farmácia Verde está se organizando para ampliar a lista, passando a oferecer 15 medicamentos previstos para 2019 e 2020.

Recentemente, a Farmacêutica e Fitoterapeuta Denise Rodrigues, junto com o Secretário de Indústria, Comércio, Agricultura e Desenvolvimento Econômico Marcelo Mendes, e o Engenheiro e Técnico da Emater, Marcos Moraes se reuniram para estudar e traçar estratégias para a produção dos medicamentos. O objetivo é resgatar e promover o plantio e uso correto dessas ervas medicinais, embasadas no conhecimento científico.

De acordo com Denise, a expectativa é ampliar a distribuição desses medicamentos para toda população, não só de São Lourenço, mas em toda a rede de Farmácias Verdes. O Secretário Marcelo Mendes ressalta a grande importância de incentivar o agronegócio e a agricultura familiar no município de São Lourenço, onde serão agregadas receitas aos produtores rurais, bem como a geração de emprego e renda. Já Marcos Moraes, lembra da grande importância do desenvolvimento regional através de ações e políticas públicas voltadas ao homem do campo.

A Farmácia Verde de São Lourenço tem como Farmacêutica responsável Nayara Cunha Junqueira. Os medicamentos produzidos pelo município são:
• Xarope de Guaco (Mikania laevigata/glomerata), com ação expectorante;
• Gel de Babosa (Aloe vera) com ação cicatrizante;
• Gel de Calêndula (Calêndula officinalis) com ação Antisséptica, anti-inflamatória e cicatrizante;
• Tintura de Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) com ação antiulcerogênica, antidispéptica e antiinflamatória.

Sobre a Farmácia Verde:

Este modelo inovador tem como objetivo principal ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) medicamentos fitoterápicos de qualidade, segurança e eficácia comprovadas cientificamente como uma nova opção terapêutica.

Pioneiro no Sul do estado de Minas Gerais, o programa abrange toda a cadeia produtiva das Plantas Medicinais, desde o cultivo das espécies vegetais, o processamento, a manipulação e a dispensação dos medicamentos fitoterápicos.

A Farmácia Verde conta com laboratório estruturado de acordo com a RDC n°18 de 2013 da ANVISA que regulamenta as Boas Práticas de Produção em Farmácias Vivas, e é apoiado pelo Ministério da Saúde através do edital n°1 SCTIE/MS de 2014.

A Farmácia Verde pretende prestar os cuidados farmacêuticos e atenção farmacêutica aos usuários dos medicamentos fitoterápicos, e servir como referência no município para informações seguras sobre a utilização da fitoterapia como prática complementar ao tratamento em saúde. Desta forma fortalecer no município o apoio às Práticas Integrativas em Saúde.

A Farmácia fica na rua Jaime Sotto Mayor, ao lado da Policlínica Municipal e o telefone para contato é (35) 3331-4555 ramal 237.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG