Uma solenidade realizada no dia 13 de julho, no auditório do CICM (Colégio Imaculado Coração de Maria), marcou a formatura da turma 2010 da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio - EJA (Educação para Jovens e Adultos), instalada no presídio de São Lourenço.
O evento, que reuniu autoridades e dezenas de pessoas, serviu também para apresentar à comunidade os diversos projetos que são desenvolvidos dentro da unidade prisional, através da Escola.
Sob a regência do maestro José Henrique Martins e do tecladista arranjador Pablo Teixeira, o grupo Vozes da Cela – projeto pioneiro no país – abriu oficialmente a solenidade com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Durante a solenidade, o grupo interpretou três composições que ficaram consagradas na história da música brasileira: Vida (Fábio Jr), É preciso saber viver (Roberto Carlos) e Paisagem na Janela (Beto Guedes).
Na seqüência das apresentações artísticas, o grupo de teatro Despertando para um Novo Amanhã, sob a coordenação da professora de artes, Natacha, apresentou a peça O Rei que era Dono do Mundo – uma mensagem profunda sobre a importância dos verdadeiros valores.
O grupo de dança Renascer, sob a coordenação do professor Jairo, apresentou dois números de dança, interpretando as músicas Chick Chick (pop infantil) e Batida Perfeita (street dance). A proposta da formação do grupo é demonstrar que através da dança o ser humano pode conviver muito melhor internamente com qualquer situação adversa, ou seja, usando a música em movimento como válvula de escape e aperfeiçoamento ao comando de regras e disciplinas.
A apresentação do projeto Soletrando em Inglês foi outro momento bastante aplaudido. Coordenada pela professora Jaciane, a iniciativa, baseada no formato de um famoso programa de televisão, ofereceu ao público uma demonstração do excelente nível alcançado pelos alunos. Na apresentação, cada aluno propunha-se a soletrar uma palavra, em inglês, conforme sua ortografia.
Encerrando as apresentações, a professora Mônica Silveira apresentou seu projeto Jogo de Xadrez, com base na matemática. Mais do que um esporte, o xadrez é uma importante ferramenta educacional e cognitiva. O psicólogo Howard Gardner – que reorganizou o ser humano em sete tipos de inteligência (Inteligência Lógico Matemática, Inteligência Lingüística, Inteligência Espacial, Inteligência Sinestésica, Inteligência Intrapessoal, Inteligência Interpessoal, Inteligência Musical), descreve que o xadrez desenvolve alguns conceitos de Inteligência Lógico-Matemática, e de Inteligência Espacial. Segundo ele, “A Inteligência Espacial é a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial, ou seja, facilidade em observar uma matéria num determinado plano móvel”.
Em seu pronunciamento, o diretor regional Carlos Alfredo Sales destacou a importância da união da sociedade com a justiça e o sistema prisional para o bom êxito do processo de ressocialização dos reeducandos. Infelizmente, o preconceito social ainda é a maior barreira, o maior obstáculo para a plena ressocialização.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Cláudio Siqueira (Kall), reconheceu o importante trabalho desenvolvido na Unidade Prisional como agente de contribuição no processo de ressocialização de cada reeducando.
A diretora da Escola, Isabel Cristina, renovou sua convicção na Educação como alavanca e ferramenta valiosa para a transformação social. A mestra, que abraçou com paixão o desafio de assumir a direção escolar, apresentou através de um vídeo o resumo de alguns projetos desenvolvidos na Unidade.
O juiz da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de São Lourenço, Fábio Garcia Macedo Filho, parabenizou os formandos e o trabalho desenvolvido pelo corpo docente da Escola, bem como a equipe administrativa e operacional do presídio.
Após os pronunciamentos, o momento mais importante da noite: cada um dos 13 formandos recebeu das mãos do juiz Fábio Garcia, patrono da turma, o certificado escolar.
Formaram a mesa da solenidade: o diretor geral Carlos Alfredo Sales; a diretora da Escola, Isabel Cristina Luiz Pereira; a representante do prefeito José Neto, Margarida de Luca Alves (secretária municipal de Educação); o juiz da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de São Lourenço, Fábio Garcia Macedo Filho; o comandante da 14ª Cia PM Ind, Ten Cel PM Paulo Valério Júnior; o Cap PM Paulo Márcio de Assis Jacinto, Subcomandante da 14ª Cia PM Ind; o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Cláudio Siqueira; o presidente do Conselho da Comunidade, José Henrique Martins; e o diretor da 7ª SRE (Superintendência Regional de Ensino) de Caxambu, Marcelo de Castro Figueiredo.
eeducandos formandos do presídio de São Lourenço
3º Período – Anos Iniciais – 4ª Série
Helio Fernando Silva Mota
Juliano Adolfo Alves
Leandro Vieira Maciel
Marcos Olimpio dos Santos
Odair José Oliveira Santos
Paulo Alberto Claudino da Silva![]()
Aron Arantes de Messias
Dassayevi Noronha Dos Santos
Diego Batista Quirino
Gleisson Antônio da Silva
Joaquim Rosa Sivério
Marcelo Albertino
Paulo César Loredo