22:20hs
Segunda Feira, 29 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
28/02/2023 11h30

O tradicional Bloco do Pijama abriu com chave de ouro o Carnaval das águas de São Lourenço

A cidade se destaca pela tranquilidade e segurança no carnaval e atrai milhares de turistas e foliões

O tradicional Bloco do Pijama, que existe há mais de 35 anos, é a maior atração para os foliões que visitam São Lourenço.

O bloco se concentrou no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra, a partir das 20h, do dia 17 de fevereiro, com saída do trio elétrico à 01h30min do sábado. A multidão seguiu em direção à Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, passando pela Avenida Dom Pedro II e seguindo até à Av. Getúlio Vargas, de onde se dirigiu para a Avenida Comendador Costa, em direção à Ilha Antônio Dutra novamente.

O Bloco do Pijama contou com dois trios elétricos ao som de música mecânica. Cada um dos trios foi comandado por um DJ durante o desfile que sacudiu o centro de São Lourenço.

A retomada das diversas atividades pós-pandemia aquece a economia e se reinventa nas ruas. É importante repensar a festa após o período pandêmico: reforçar e ressignificar os afetos, os encontros, também recuperar o território, ao lembrar que as ruas, que já estiveram abandonadas e vazias, voltam a ter cores, alegria e muita diversão.

A segurança teve seu destaque. Quem participou do Bloco do Pijama notou a presença reforçada de seguranças, bombeiros e da Polícia Militar, que reforçam a notoriedade da tranquilidade que é um dos atrativos para os foliões que visitam a cidade.

 A História

O Bloco do Pijama surgiu em 1988, quando um grupo de amigos decidiu festar na sexta-feira antes do Carnaval. A ideia foi levada a sério. Um dos amigos, quando chamado para sair com os demais, gritou “Já estou de pijama!”. Os outros responderam “Pode vir assim mesmo”.

 Assim conta Lucélio Noronha, conhecido como Paulista, um dos fundadores do Bloco do Pijama. “A ideia começou como uma reunião de amigos”.

No ano seguinte foi oficial: o Bloco do Pijama estava formado, saindo com uma bateria e, aproximadamente, 200 participantes.

No próximo ano, mais de 500 pessoas já participavam. Posteriormente, conseguiram uma Kombi elétrica que faziam de carro de som. O Bloco foi crescendo e virando tradição e, em pouco tempo, o número de participantes aumentava consideravelmente. Após seis anos de realização, conseguiram o primeiro trio elétrico. Hoje o Bloco do Pijama é utilidade pública e marca oficialmente o início do Carnaval no sul de Minas.

Olhar para trás e ver a dimensão que a “reunião de amigos” tomou é inimaginável, como conta Paulista. “Tem horas que acreditamos, mas em outros momentos não nos damos conta da tamanha proporção que alcançamos. O Bloco tornou-se referência em São Lourenço, agindo como um patrimônio para a cidade”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br