18:45hs
Segunda Feira, 29 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
14/11/2022 14h13

Tiro de Guerra recebe visita de morador que agradeceu a doação de sangue realizada por Atiradores

Após se recuperar de uma cirurgia cardíaca, Nelson Camilo de Andrade visita a Instituição para agradecer a doação necessária para que a intervenção cirúrgica pudesse ser realizada

Nelson, a convite do Chefe de Instrução do TG, na cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional

No dia 25 de outubro, o mecânico Nelson Camilo de Andrade, 64 anos, compareceu ao Tiro de Guerra (TG) para agradecer pela doação de sangue realizada pelos Atiradores em seu benefício.

Ele foi submetido, no mês de julho, por uma cirurgia na válvula aórtica e implante de um stent, indispensáveis na recuperação da saúde e da qualidade de vida prejudicadas pela comorbidade que poderia ser fatal se não devidamente tratada.

De acordo com o chefe de instrução do TG, sargento Alcântara, a presença do receptor materializou o valor da cidadania transmitido aos Atiradores durante a formação. Surpreendidos puderam presenciar a gratidão e sentir a relevância do gesto no olhar e nas palavras do Sr. Nelson por estar vivo e cumprindo seu importante papel de pai e avô, junto dos seus 11 filhos e 7 netos. Certamente com a mesma gratidão que tem por seus familiares que sempre o apoiaram e pelos profissionais de saúde que realizam os agendamentos e o transporte de doadores; e todos aqueles que trabalharam com competência e profissionalismo, desde o diagnóstico, passando pelo delicado procedimento cirúrgico e por toda sua recuperação.

A doação de sangue, apesar de ter sido realizada na ocasião em benefício de uma pessoa, é uma atividade permanentemente estimulada entre os militares como parte da campanha do Exército Brasileiro, “Ajudar Está no Nosso Sangue”, realizada pelo TG de forma espontânea em outra oportunidade.

 A iniciativa tem por finalidade estimular, conscientizar e criar condições para que esse gesto cívico que salva vidas se torne um hábito comum e regular para os Atiradores como exercício da cidadania, um dos valores transmitidos durante a formação no Tiro de Guerra.

Durante a formatura, morador recuperado agradeceu aos atiradores pela doação de sangue

“Uma simples doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, que na prática nem saberemos quem serão, mas, quando uma dessas pessoas passa a ter o nome de um parente próximo ou um amigo, ela deixa de ser uma pessoa e passa ser ‘a pessoa’. É aí que o gesto deixa de ser simples e passa a ser único e insubstituível, vital para a pessoa e benéfico para toda uma família”, salienta sargento Alcântara.

Além de ser um ato de solidariedade, a doação de sangue proporciona benefícios aos doadores que terão acesso a uma análise de sua amostra resultando num Check-up totalmente gratuito do sangue doado. Voluntários que doarem sangue tem direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para os doadores voluntários, atualmente a Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço disponibiliza transporte gratuito até o Hemocentro Regional mais próximo, situado na cidade de Pouso Alegre – MG. Os interessados podem agendar a doação e o transporte através do número WhatsApp: (35) 98862-2068, podendo ainda obter maiores informações sobre o assunto através do telefone (35) 3339-2060.

 

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br