14:11hs
Segunda Feira, 04 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
14/10/2022 12h08

Veterano da II Guerra Mundial morre aos 99 anos em São Lourenço

Antônio Oliveira Rezende integrou a Força Expedicionária Brasileira participando de operações de guerra na Itália

 

Faleceu dia 06 de outubro o 3º Sgt. Antônio Oliveira Rezende, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu na II Guerra Mundial na Itália. Último veterano vivo que residia em São Lourenço desde 1970. O velório ocorreu na Funerária Santa Clara e, no dia seguinte, sepultamento no Cemitério Municipal na cidade de Cristina. Ele deixa a esposa, um filho, dois netos e uma bisneta.

Veterano mineiro, que completaria 100 anos em 04 de dezembro, era natural de Cristina – MG. Seguiu para a Itália com o 6º Regimento de Infantaria (6º RI), sede em Caçapava-SP no ano de 1945.

 O 1º Sgt. João Paulo de Alcântara Almeida, chefe de instrução do Tiro de Guerra 04-024 e neto de ex-combatente, lamentou com profundo pesar a triste perda e lembrou a importância de honrar os heróis da Força Expedicionária Brasileira que, com coragem inabalável e amor à Pátria, cruzaram o oceano para garantir a liberdade dos que aqui permaneceram e da qual todos desfrutamos ainda nos dias de hoje. “Que o Senhor dos Exércitos conforte os corações dos familiares e amigos até que a dor se transforme em saudade e a tristeza em gratidão”, declarou Sgt. Alcântara.

Em 2015, com sua esposa, foram padrinhos da Turma de Atiradores daquele ano do Tiro de Guerra 04-024. Um fragmento do discurso: “... nosso desejo é que se realizem plenamente no ideal que cada um tem em vista, não apenas no que aprenderam de civismo e respeito à Pátria, mas, especialmente na vida em família que naturalmente pretendem constituir...”.

Trabalhou como bancário, exercendo a função de contador e, posteriormente, gerente administrativo. Tendo se aposentado ainda jovem, trabalhou como fiscal da Receita Estadual de Minas Gerais. Formado em Direito pela Faculdade de Varginha.

Participou do Projeto Aula Viva em homenagem aos 70 anos do fim da II Guerra Mundial realizado em várias escolas do município e região, levando aos alunos do Ensino Médio e Fundamental a experienciar uma aula interativa, com relatos na primeira pessoa.

Veteranos deixam suas lembranças e marcas impressas nas páginas da história do Brasil.

Antônio Oliveira Rezende foi um deles!


Fonte: Projeto Aula Viva

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG