05:09hs
Terça Feira, 21 de Maio de 2024
São Lourenço
02/05/2011 10h30

Educação Ambiental Educação Ambiental de São Lourenço

Educação Ambiental de São Lourenço ganha mais um prêmio.

Educação Ambiental de São Lourenço ganha mais um prêmio.
A prefeitura de São Lourenço ganhou mais um prêmio com o projeto de EducAção Ambiental, desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente. Na segunda-feira (25), a União Brasileira pela Qualidade (UBQ), anunciou o projeto como um dos vencedores do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, na área de Desenvolvimento Urbano Ambiental, concedido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM). A premiação será entregue no dia 4 de maio, durante o 28º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte.

O projeto de EducAção Ambiental foi implantado em 2009, a partir da iniciativa do então Secretário de Serviços Urbanos, Sidney Cabizuca, para reduzir o consumo e gastos com combustíveis, água e luz. A coordenação e desenvolvimento do projeto ficou a cargo da chefe do Departamento de Meio Ambiente, subordinado à secretaria, Janimayri Forastieri. Desde então, a prefeitura ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, da Eletrobrás.

O prêmio da Associação Mineira de Municípios (AMM) é inédito no Estado e tem como objetivo promover a prática do empreendedorismo nas prefeituras. Além de receber um troféu, a prefeitura terá a prática premiada contemplada na Seção Pôster do 28º Congresso, divulgada no Portal da AMM, no jornal da AMM (edição especial), em jornal e revista de grande circulação no estado de Minas Gerais e em todos os veículos de divulgação da UBQ.

"Esperamos que as prefeituras, ao terem suas práticas premiadas divulgadas amplamente em vários veículos de comunicação, inclusive em nível nacional, possam influenciar outras administrações a adotar essas mesmas práticas. Assim, teremos um efeito multiplicador", afirma o presidente da AMM, José Milton de Carvalho Rocha.

Entre os municípios premiados estão Inhapim, Santa Rita do Sapucaí, Delta e Presidente Kubischek, na categoria Gestão de Educação; Ouro Fino, Miradouro, Rosário da Limeira e São Gonçalo do Rio Abaixo, categoria Desenvolvimento Social; e Três Pontas, Santana do Riacho, Chácara e São Lourenço em Desenvolvimento Urbano/Ambiental.

Educação AmbientalO projeto de EducAÇÃO Ambiental tem como base o envolvimento dos servidores públicos em iniciativas para reduzir o consumo de água, luz e combustíveis. A economia tem se mantido desde sua implantação, no início de 2009, nas escolas da rede municipal e no edifício-sede da prefeitura e com os carros da frota do município. Este ano, a prefeitura substituiu todas as lâmpadas das escolas por cerca de 3 mil lâmpadas econômicas, apreendidas pela Receita Federal e doadas pela superintendência do Ministério da Fazenda em Belo Horizonte.

A economia é feita a partir do controle e monitoramento das contas de luz e água e das planilhas que regulam as quilometragens dos veículos oficiais. Esse controle é feito em parceria com as diretoras de escolas e funcionários que evitam e denunciam vazamentos e desperdícios. Para a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Janimayri Forastieri, "os prêmios estimulam ainda mais os funcionários e divulgam a iniciativa para que outros municípios sigam o exemplo".

O ex-secretário de Serviços Urbanos e atual presidente do Serviço Autônomo de Turismo, Sidney Cabizuca, lembra que o projeto é apenas uma das iniciativas da atual administração para transformar a cidade em um modelo de gestão ambiental. "Temos uma importante reserva de água mineral e somos uma cidade turística. O cuidado com o meio ambiente é uma de nossas prioridades para promover o desenvolvimento econômico e social de São Lourenço".

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br