14:56hs
Terça Feira, 14 de Maio de 2024
São Lourenço
13/08/2010 13h36

Formatura dos reeducandos da E.E. de Ensino Fundamental e Médio

Formatura dos reeducandos da E.E. de Ensino Fundamental e Médio

Uma solenidade realizada no dia 13 de julho, no auditório do CICM (Colégio Imaculado Coração de Maria), marcou a formatura da turma 2010 da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio - EJA (Educação para Jovens e Adultos), instalada no presídio de São Lourenço.

O evento, que reuniu autoridades e dezenas de pessoas, serviu também para apresentar à comunidade os diversos projetos que são desenvolvidos dentro da unidade prisional, através da Escola.

Sob a regência do maestro José Henrique Martins e do tecladista arranjador Pablo Teixeira, o grupo Vozes da Cela – projeto pioneiro no país – abriu oficialmente a solenidade com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Durante a solenidade, o grupo interpretou três composições que ficaram consagradas na história da música brasileira: Vida (Fábio Jr), É preciso saber viver (Roberto Carlos) e Paisagem na Janela (Beto Guedes).

Na seqüência das apresentações artísticas, o grupo de teatro Despertando para um Novo Amanhã, sob a coordenação da professora de artes, Natacha, apresentou a peça O Rei que era Dono do Mundo – uma mensagem profunda sobre a importância dos verdadeiros valores.

O grupo de dança Renascer, sob a coordenação do professor Jairo, apresentou dois números de dança, interpretando as músicas Chick Chick (pop infantil) e Batida Perfeita (street dance). A proposta da formação do grupo é demonstrar que através da dança o ser humano pode conviver muito melhor internamente com qualquer situação adversa, ou seja, usando a música em movimento como válvula de escape e aperfeiçoamento ao comando de regras e disciplinas.

A apresentação do projeto Soletrando em Inglês foi outro momento bastante aplaudido. Coordenada pela professora Jaciane, a iniciativa, baseada no formato de um famoso programa de televisão, ofereceu ao público uma demonstração do excelente nível alcançado pelos alunos. Na apresentação, cada aluno propunha-se a soletrar uma palavra, em inglês, conforme sua ortografia.

Encerrando as apresentações, a professora Mônica Silveira apresentou seu projeto Jogo de Xadrez, com base na matemática. Mais do que um esporte, o xadrez é uma importante ferramenta educacional e cognitiva. O psicólogo Howard Gardner – que reorganizou o ser humano em sete tipos de inteligência (Inteligência Lógico Matemática, Inteligência Lingüística, Inteligência Espacial, Inteligência Sinestésica, Inteligência Intrapessoal, Inteligência Interpessoal, Inteligência Musical), descreve que o xadrez desenvolve alguns conceitos de Inteligência Lógico-Matemática, e de Inteligência Espacial. Segundo ele, “A Inteligência Espacial é a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial, ou seja, facilidade em observar uma matéria num determinado plano móvel”.

Em seu pronunciamento, o diretor regional Carlos Alfredo Sales destacou a importância da união da sociedade com a justiça e o sistema prisional para o bom êxito do processo de ressocialização dos reeducandos. Infelizmente, o preconceito social ainda é a maior barreira, o maior obstáculo para a plena ressocialização.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Cláudio Siqueira (Kall), reconheceu o importante trabalho desenvolvido na Unidade Prisional como agente de contribuição no processo de ressocialização de cada reeducando.

A diretora da Escola, Isabel Cristina, renovou sua convicção na Educação como alavanca e ferramenta valiosa para a transformação social. A mestra, que abraçou com paixão o desafio de assumir a direção escolar, apresentou através de um vídeo o resumo de alguns projetos desenvolvidos na Unidade.
O juiz da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de São Lourenço, Fábio Garcia Macedo Filho, parabenizou os formandos e o trabalho desenvolvido pelo corpo docente da Escola, bem como a equipe administrativa e operacional do presídio.

Após os pronunciamentos, o momento mais importante da noite: cada um dos 13 formandos recebeu das mãos do juiz Fábio Garcia, patrono da turma, o certificado escolar.
Formaram a mesa da solenidade: o diretor geral Carlos Alfredo Sales; a diretora da Escola, Isabel Cristina Luiz Pereira; a representante do prefeito José Neto, Margarida de Luca Alves (secretária municipal de Educação); o juiz da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de São Lourenço, Fábio Garcia Macedo Filho; o comandante da 14ª Cia PM Ind, Ten Cel PM Paulo Valério Júnior; o Cap PM Paulo Márcio de Assis Jacinto, Subcomandante da 14ª Cia PM Ind; o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Cláudio Siqueira; o presidente do Conselho da Comunidade, José Henrique Martins; e o diretor da 7ª SRE (Superintendência Regional de Ensino) de Caxambu, Marcelo de Castro Figueiredo.


eeducandos formandos do presídio de São Lourenço
 
3º Período – Anos Iniciais – 4ª Série
 
Helio Fernando Silva Mota
Juliano Adolfo Alves
Leandro Vieira Maciel
Marcos Olimpio dos Santos
Odair José Oliveira Santos
Paulo Alberto Claudino da Silva



Aron Arantes de Messias
Dassayevi Noronha Dos Santos
Diego Batista Quirino
Gleisson Antônio da Silva
Joaquim Rosa Sivério
Marcelo Albertino
Paulo César Loredo


PUBLICIDADES
Farmácia Santo Antônio
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br