17:02hs
Quinta Feira, 16 de Maio de 2024
São Lourenço
12/01/2011 10h11

São Lourenço recebe ambulância do SAMU

São Lourenço recebe ambulância do SAMU

A Prefeitura de São Lourenço, através da Secretaria de Saúde recebeu, no dia 29 de dezembro, os prefeitos das cidades vizinhas que vieram assinar o protocolo de intenções para o gerenciamento do consórcio de urgência e emergência regional. O consórcio vai disponibilizar as ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – 192 – na região. Os prefeitos também conheceram a primeira das duas ambulâncias que ficarão sediadas em São Lourenço.


De acordo com o secretário municipal de Saúde de São Lourenço, Mauro Guimarães, a previsão é de que o serviço entre em funcionamento até abril de 2011. Guimarães explicou que a implantação depende agora da aprovação do consórcio pelas câmaras de vereadores de todos os 50 municípios das microrregiões de São Lourenço, Varginha, Três Corações, Três Pontas e Lavras, contemplados pelo projeto. Ao todo, serão 16 ambulâncias, três motolâncias e um helicóptero operado pela Polícia Militar em circulação, atendendo ocorrências nas cidades e estradas, com equipes de médicos e paramédicos, 24 horas.


O SAMU trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros, polícias Civil, Militar, Rodoviária, Defesa Civil e outros grupos de resgate. O atendimento é realizado em residências, locais de trabalho e vias públicas, após chamada gratuita feita para o número 192. O serviço é a principal ferramenta da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003. O objetivo é reduzir o número de óbitos, internações e sequelas decorrentes da falta de socorro rápido.


A diferença entre o serviço 193, oferecido pelo Corpo de Bombeiros, e o 192, do SAMU, é que os bombeiros fazem apenas a remoção. As ambulâncias do SAMU têm médicos e paramédicos que também prestam os primeiros socorros no local. Além das ambulâncias básicas, o serviço dispõe de unidades móveis com UTI. São Lourenço terá uma dessas unidades. "O serviço melhora muito a qualidade do atendimento médico prestado pelos pequenos municípios que não têm condições para ter e manter uma UTI móvel", disse o prefeito Zé Neto. Segundo ele, a administração municipal paga quase R$ 3 mil para usar a UTI móvel da Unimed, cada vez que precisa remover algum paciente para tratamentos especializados em outros municípios.


A sede do SAMU será em Varginha, próxima à rodovia do Contorno, com uma área edificada de aproximadamente 2 mil metros quadrados, construída em terreno doado pelo município com recursos federais. É nesse complexo, onde atuarão médicos e equipes administrativas e de suporte (telefonistas e radio-operadores), que serão recebidas todas as chamadas do 192.


Conforme o caso e a localização da chamada, as equipes – inclusive dos bombeiros, polícias e defesas civil – serão acionadas. As motolâncias, motocicletas conduzidas por paramédicos, por serem mais ágeis, são usadas para avaliar os casos e orientar o atendimento nos hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), para onde o paciente deverá ser removido.


Segundo o secretário de Saúde de São Lourenço, o SAMU é fundamental para melhorar o serviço prestado pelas redes de urgência e emergência.


Os equipamentos necessários para operar a sede (o complexo regulador) também serão custeados pela União. O governo federal arca com 50% das despesas, enquanto o Estado e os municípios entram com 25% cada.


A instalação do SAMU vai atender, na região, mais de 860 mil pessoas, abrangendo uma área geográfica de 16.613 km².

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br