05:01hs
Quinta Feira, 16 de Maio de 2024
São Lourenço
24/11/2011 10h33

São Lourenço Festival reúne o melhor da gastronomia em São Lourenço

Festival reúne o melhor da gastronomia em São Lourenço

SES apresenta a “Gastronomia Sustentável”, com renomados ‘chefs’ da cozinha nacional e internacional

Uma arte levada "as últimas consequências" pelos apaixonados Durante as palestras, a atenção de quen queria aprender A "Picanha Mineira" ficou a cargo do Chef Igor Serravitti
"Paella Mineira" preparada pelo Chef Renato Lobato Entre o público, desde simples apreciadores da gastronomia até os apaixonados pela culinária "Panetone Decorado", uma sugestão irrecusável para o Natal
O Espetáculo de humor ficou por conta do comediante Saulo Laranjeira Estandes expuseram o artesanato nas mais diversas técnicas O estande dos cafés especiais atraiu a atenção de todo o público

 

Aconteceu em São Lourenço, entre os dias 11 a 15 de novembro, no estacionamento do Parque das Águas, no Calçadão 2 e na FUMDEC, o I Festival de Gastronomia Chef de Família. Munícipes e turistas tiveram a oportunidade de participar de uma diversificada programação, com oficinas de gastronomia e artesanato, apresentações de artistas locais, cinema gastronômico, palestras e aulas-show com renomados chefs da cozinha nacional e internacional da gastronomia. O evento teve a participação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), que levou aos visitantes o projeto Gastronomia Sustentável, realizado em parceria com a Nestlé.


Dentro do Festival, no Espaço “Cozinhando com Saúde”, da SES-MG, um convite foi feito a todos os presentes nas palestras e oficinas, para que se combata o avanço da dengue “mesclando paladar, palavra e prontidão na guerra ao risco de epidemia”, com a campanha “Agora é Guerra, Todos Contra Dengue”.


Resíduos do uso doméstico, como plástico, metal, papel e vidro, podem se transformar em peças decorativas. As latas, caixas de leite, cascas de ovos e sacolas plásticas, com criatividade tomam a forma de porta-retratos, porta-revistas, porta-lápis, latas de presentes, caixas de costura, porta-tempero, latas de ração e tantas outras maneiras de reaproveitar, o que, em princípio, seria descartado, em belas peças artesanais.


Com a utilização de ingredientes que integram pratos simples do nosso cotidiano, Natália Celeste e Marina Bueno, ambas graduandas do curso de Gastronomia pela Faculdade Estácio de Sá, na medida em que ensinavam e preparavam pratos para degustação, dialogavam com o público, demonstrando como as embalagens devem chegar ao lixo para impedir o acúmulo de água de chuva e evitar a proliferação do mosquito da dengue.


A designer Vanessa Albuquerque Viana mostrou seus trabalhos manuais com materiais reciclados.


Com a reciclagem, além de haver grande contribuição na preservação do meio ambiente, dando um destino inteligente ao lixo doméstico, é possível descobrir também um gerador de renda, e o mais importante: poder evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.


Os chefs Igor Serravitti, Morena Werneck - representando o chef Pablo Vidal -, Natália Celeste, Marina Bueno, Danilo Simões, Renato Lobato e as nutricionistas Luciana Drummond e Rossiane Pereira deram dicas e apresentaram receitas saborosíssimas. Durante as degustações houve muitos aplausos, comentários e elogios. No dia seguinte à receita “Rigatone e Passargada”, a visitante Cristina Godói disse que usou a receita e que a família inteira aprovou.


Na Tenda dos Sabores “Cozinha de São Lourenço”, o chef Renato Lobato, professor do curso de Gastronomia, da Faculdade Estácio de Sá (BH), tri-campeão brasileiro de confeitaria e colunista da TV Globo Minas, deu um show em suas aulas, principalmente no dia da receita do “Panetone Decorado”. Ele ressaltou o que Igor Serravitti disse: “Aquilo que o Igor falou sobre o amor na arte de cozinhar é o que realmente a gente mais precisa. A cozinha é para dar prazer. É fundamental o amor, pois sem amor você não consegue cozinhar nada. O amor é o segredinho, o tempero”.


Segundo o prefeito Zé Neto, o Festival de Gastronomia Chef de Família de São Lourenço teve como foco “o resgate das receitas típicas das famílias e das fazendas mineiras. Embora nosso município seja, atualmente, essencialmente urbano, as famílias que aqui residem guardam a tradição das fazendas de leite e de café que ainda predominam nos municípios vizinhos”.


Merece destaque a palestra do enólogo convidado, Luiz da Costa Cruz, que participa como membro efetivo da Associação Brasileira de Sommeliers durante 23 anos e participa de várias confrarias de vinhos do Brasil, viajando por todo o mundo visitando e degustando vinícolas.


Como dizem que “a cozinha é o melhor lugar da casa!”, e “cozinhar é sinônimo de satisfação e deleite”, aproveitem as dicas e sugestões para empreenderem-se na arte da culinária.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br